Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

13 pessoas são presas na parada gay da Rússia

Ao tentarem celebrar a marcha do orgulho gay, não autorizada pela prefeitura de Moscou, treze pessoas foram detidas. Segundo informou o porta voz da polícia russa, os presos foram encamihados para as cadeias locais mais próximas. A identidade dos presos não foi divulgada.

A chamada para a manifestação em prol dos direitos homossexuais reuniu cerca de 200 pessoas na praça Tverskaya. Havia curiosos, jornalistas e ativistas. A multidão logo se dispersou quando a polícia inciou a ação para a retirada dos manifestantes.

As forças anti-distúrbio (OMOM) e a polícia cercaram a praça. Várias pessoas que ali estavam fugiram e se esconderam em apartamentos locais. Durante o tempo que durou a marcha, o grupo criticou o prefeito de Moscou, Yuri Luzhkov e clamaram pelo cumprimento dos direitos da população homossexual da Rússia. Sobre a  situação da comunidade GLBT da Rússia você pode saber mais, lendo a entrevista concedida pelo líder do movimento gay russo, Nikolai Alexeyev, ao A Capa clicando aqui.

Sair da versão mobile