Porto Alegre realiza neste domingo (25/10), a partir das 10h, sua 13ª Parada Livre, na Redenção. Segundo a organização, a marcha terá a presença de 10 trios elétricos e a participação de artistas como Dandara Rangel, Laurita Leão, Glória Cristal e DJs como Udo Werner e Samuel Thomas.
Para a coordenadora geral do grupo Igualdade, Marcelly Malta, a manifestação serve para chamar a atenção do poder público e das autoridades com relação à violência contra LGBT (em 2008, 190 homossexuais foram assassinados no país). "Há muita violência contra nós e pouquíssima política pública, o que nos deixa muito vulneráveis, por isso escolhemos este ano o tema Direitos sim, violência não", explica.
Já confirmaram presença na Parada autoridades como Paulo Leivas, Procurador da República; Marcia Medeiros, Procuradora do Ministério Público do Trabalho; além de ativistas nacionais, tais como Toni Reis, presidente da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bisexuais e Travestis e de Rafaelly Weist, da ANTRA – Articulação Nacional de Travestis e Transexuais.
A Coordenação Geral do evento está sob a responsabilidade da Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul. Também fazem parte da comissão organizadora os grupos Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual; SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade; Liga Brasileira de Lésbicas da Região Sul e URSUL.
Confira abaixo a programação completa:
10h – bancas das ONGs
12h – Som com os DJs Udo Werner e Samuel Thomas
14h – Abertura dos shows com as apresentadoras Laurita Leão, Glória Cristal e Dandara Rangel
15h – Fala dos representantes dos movimentos e autoridades
17h – Parada Livre (volta em torno da Redenção e retorno ao palco)