No próximo domingo (18), o Rio de Janeiro celebra a sua 17º Parada do Orgulho LGBT. Mais uma vez, a manifestação toma conta da Avenida Atlântica, com a bela orla de Copacabana como cenário.
A novidade desse ano fica por conta da ampliação dos serviços de saúde e cidadania que serão oferecidos no Posto 5. As ações já começam a partir da 9h da manhã e a concentração da Parada será às 13h.
O evento, que é a terceira maior festa da cidade, tem como tema esse ano "Coração não tem preconceitos. Tem amor". O movimento "Mães da Igualdade", composto por mães de LGBT, virá à frente da Parada. Muitas participantes perderam seus filhos por conta da violência homofóbica.
Treze trios elétricos devem percorrer a Avenida. "A Parada vai além da festa e da alegria. Ela traz a reflexão para a sociedade de que atrás do peito ou do silicone de cada ser humano bate um coração. O evento mostra que a população compreende que a homossexualidade não é uma perversão, crime ou doença, não é uma escolha ou opção, e a homofobia é uma realidade que atinge a todos, independente de sua sexualidade", diz Julio Moreira, presidente do Grupo Arco-Íris, responsável pela organização do evento.
O Programa Estadual Rio Sem Homofobia, em parceria com o Laboratório Integrado em Diversidade Sexual, Políticas e Direitos da UERJ e com o Arco-Íris, aplicarão uma pesquisa com os presentes, chamada "Mobilização, violência e políticas LGBT". Além de traçar um perfil aprofundado dos frequentadores do evento, o exame pretende identificar o nível de conhecimento da população LGBT a respeito das políticas públicas para esse segmento, seus direitos e conquistas. O Rio Sem Homofobia também estará presente com tendas, distribuindo material informativo sobre o programa e orientando os participantes sobre seus direitos.
Outras tendas também estarão espalhadas por Copacabana. A Universidade Estácio de Sá montará stands de orientação vocacional e customização de ecobags. A Defensoria Pública do Estado do Rio estará presente com defensores e advogados que vão prestar orientações jurídicas gratuitamente. Já as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde disponibilizarão testes de HIV, bem como dicas de prevenção dessa e de outras doenças. A Expo Rainbow, feira erótica voltada para o público homossexual, também estará presente no evento com a Tenda Sensation.
A frota de ônibus e do Metrô serão aumentadas para atender o público. Um efetivo de 1100 homens farão a segurança do evento, que deve se encerrar às dez horas da noite.