in

17º Parada Gay do Rio rola nesse domingo com trios e tendas especiais; saiba tudo

No próximo domingo (18), o Rio de Janeiro celebra a sua 17º Parada do Orgulho LGBT. Mais uma vez, a manifestação toma conta da Avenida Atlântica, com a bela orla de Copacabana como cenário.

A novidade desse ano fica por conta da ampliação dos serviços de saúde e cidadania que serão oferecidos no Posto 5. As ações já começam a partir da 9h da manhã  e a concentração da Parada será às 13h.

O evento, que é a terceira maior festa da cidade, tem como tema esse ano "Coração não tem preconceitos. Tem amor". O movimento "Mães da Igualdade", composto por mães de LGBT, virá à frente da Parada. Muitas participantes perderam seus filhos por conta da violência homofóbica.

Treze trios elétricos devem percorrer a Avenida. "A Parada vai além da festa e da alegria. Ela traz a reflexão para a sociedade de que atrás do peito ou do silicone de cada ser humano bate um coração. O evento mostra que a população compreende que a homossexualidade não é uma perversão, crime ou doença, não é uma escolha ou opção, e a homofobia é uma realidade que atinge a todos, independente de sua sexualidade", diz Julio Moreira, presidente do Grupo Arco-Íris, responsável pela organização do evento.

O Programa Estadual Rio Sem Homofobia, em parceria com o Laboratório Integrado em Diversidade Sexual, Políticas e Direitos da UERJ e com  o Arco-Íris, aplicarão uma pesquisa com os presentes, chamada "Mobilização, violência e políticas LGBT". Além de traçar um perfil aprofundado dos frequentadores do evento, o exame pretende identificar o nível de conhecimento da população LGBT a respeito das políticas públicas para esse segmento, seus direitos e conquistas. O Rio Sem Homofobia também estará presente com tendas, distribuindo material informativo sobre o programa e orientando os participantes sobre seus direitos.

Outras tendas também estarão espalhadas por Copacabana. A Universidade Estácio de Sá montará stands de orientação vocacional e customização de ecobags. A Defensoria Pública do Estado do Rio estará presente com defensores e advogados que vão prestar orientações jurídicas gratuitamente. Já as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde disponibilizarão testes de HIV, bem como dicas de prevenção dessa e de outras doenças. A Expo Rainbow, feira erótica voltada para o público homossexual, também estará presente no evento com a Tenda Sensation.

A frota de ônibus e do Metrô serão aumentadas para atender o público. Um efetivo de 1100 homens farão a segurança do evento, que deve se encerrar às dez horas da noite.

Homenagem aos 55 anos de Cazuza trará cantor de volta ao palco através de holograma

“Ele morreu aos 50 anos virgem” diz autor de livro sobre Michael Jackson