Jacareí, cidade localizada a 80 km da capital paulista, sedia neste domingo (27) sua 1ª Parada LGBT. Segundo a organização, o evento, inédito em todo o Vale do Paraíba, deve reunir cerca de 10 mil pessoas.
Sob o lema "cidade moderna é cidade sem preconceito!", o objetivo da manifestação é "repudiar qualquer tipo de preconceito ou discriminação, particularmente a homofobia". A concentração da Parada será a partir das 14h, em frente ao Parque dos Eucaliptos, localizado na avenida Nove de Julho. Após uma hora de shows em trio elétrico, a caminhada segue por 2,5 km, até o Parque da Cidade (avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, s/nº – Centro). O cantor Alex Furttado se apresenta na concentração e Alex Maria encerra o evento, ao lado do percusionista Marquinhos e dançarinos.
A Parada de Jacareí traz também show de drags da região, como Morgana Loren, Marilda Guedes, Cibelle Xuxu e Arabella, Chris Summer, Aysha Ganzarolli, Sara Fyffer e Rayara Morgan.
Organizada pela Ong Revida – Reintegrando Vidas, a 1ª Parada LGBT conta com o apoio da Prefeitura de Jacareí, por intermédio da Secretaria de Saúde e da Fundação Cultural de Jacarehy, entre outras. A Prefeitura fornecerá o apoio logístico, de infraestrutura e de orientações de trânsito.
A Ong Revida ainda promove, até o final dessa semana, a 1ª Semana da Diversidade Sexual. A programação inclui cursos, oficinas, workshop, seminários e palestras sobre o tema, focando em orientações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Mais informações podem ser obtidas no site da Ong: www.revida.org.