in

1º de dezembro: Confira programação para o Dia Mundial de Combate à Aids

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, será comemorado mais um Dia Mundial de Combate à Aids.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2009, o Brasil tinha cerca de 630 mil pessoas portadoras do vírus HIV. A região Sudeste é a que tem o maior percentual, com 59% do total de casos, seguida pela região Sul, que concentra 19% dos casos. O Nordeste possui 12% dos soropositivos, o Centro-Oeste 6% e a região Norte, 4%.

Para conscientizar para a importância da data, uma série de eventos estão programados em várias cidades do Brasil nesta quarta e ao longo da semana. Um dos mais emblemáticos acontece neste 1º de dezembro, quando o Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro, será iluminado de vermelho, cor símbolo da campanha contra a Aids. Na ocasião, será celebrada uma missa em homenagem a todos que já foram vítimas da doença. O evento está agendado para começar às 18h, no Santuário Cristo Redentor do Corcovado.

A luta contra a Aids também será lembrada em São Paulo com o "Projeto Saúde Ilumina!". A partir desta terça-feira (30), o Monumento às Bandeiras, a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira e o Viaduto do Chá serão iluminados de vermelho.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, que junto com alguns parceiros promove ações para alertar a população sobre a prevenção e o combate ao preconceito em relação à Aids, que incluem teste rápido, a distribuição de material educativo e orientação de profissionais da saúde no projeto "Mais Arte Menos Aids", realizado em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, Agência de Notícias da Aids e cinco unidades da rede de Serviço Social do Comércio (Sesc). O projeto incluirá atividades culturais, oficinas, releitura de músicas, danças de roda, entre outros. Os eventos e as ações de prevenção serão realizados nas sedes Pompéia, Vila Mariana, Santana, Ipiranga e Pinheiros.

Outra novidade programada para o dia 1º de dezembro é o lançamento de um adesivo especial para celebrar a data, cujo tema será "Juntos na Luta contra a Aids". A distribuição será feita em estabelecimentos comerciais e outros pontos da cidade durante o período de atividades realizadas (confira no final desta matéria a programação completa).

Ato
Sob o tema “Todos pela vida e por um Rio de paz”, o Grupo Pela Vidda/RJ realiza ato para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A concentração será às 16h na Cinelândia em frente à Câmara Municipal com ativistas vestidos de branco para pedir saúde e paz. Além de materiais informativos, a ONG distribuirá camisinhas e montará um painel para a população se manifestar e deixar mensagens.

Além do ato, o Pela Vidda/RJ participará da reunião estratégica do Fórum de ONGs Aids-RJ na sede da ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids), às 10h; e da entrega e protocolo de carta contra o descaso e a negligência que atravessam as políticas públicas de combate à Aids no nosso estado no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro na Av. Marechal Câmara (Castelo), às 13h.

Ciclistas pela Aids
Também em São Paulo, no próximo domingo (dia 5/12), será realizado o 1º Passeio da Diversidade no Dia Mundial de Combate à Aids. A iniciativa é promovida pela Cads (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual), Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual e o grupo SP Bikes, com apoio do Programa Municipal de DST/Aids e diversas organizações LGBT.

A mobilização visa unir cadeirantes, pedestres e ciclistas dos diversos segmentos da sociedade, em um grande passeio que traga reflexão sobre o dia Mundial de Combate à Aids mobilizando a população em torno do tema. Para os organizadores, o objetivo da ação é integrar pessoas que vivem e convivem com o HIV/Aids, na desconstrução de preconceitos e na redução de incidência de soroconversão.

Exposição fotográfica
O Casarão Brasil Associação GLS promove, neste dia 1º de dezembro, entre 11h e 18h, uma sessão gratuita de fotos com ativistas, militantes e outros defensores do combate ao HIV/Aids. As fotos farão parte de uma exposição fotográfica, que ocorrerá em janeiro de 2011 e que terá a renda revertida para a ALIVI – Associação Aliança pela Vida.

Além da sessão de fotos, o Casarão Brasil promoverá também oficinas de socialização e prevenção.

Balada
O bar Sonique, em São Paulo, também resolveu comemorar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Nesta quarta-feira, o bar/clube realiza uma festa beneficente para arrecadar fundos para o Grupo pela Vidda. 

Tocam os DJs e amigos especialmente convidados: André Almada, André Fisher, Pacheco, Las Bibas, Gustavo Vianna, Paulo Agulhari e Rodolfo Bravat, além dos DJs residentes Bispo, Click e Guilherme Guerreiro. Nicky Valentina faz uma performance ao vivo.

A entrada custa R$ 5. O Sonique fica à rua Bela Cintra, 461, Consolação. Mais infos: (11) 2628-8707.

Na TV
Diversas emissoras de televisão também voltam sua programação para lembrar a data. A MTV é uma delas.

Nesta quarta, a programação da MTV será totalmente dedicada ao assunto e a audiência poderá conferir vinhetas exclusivas sobre o tema nos intervalos e muito conteúdo espalhado pelos programas de grade como Debate, Scrap, Furo MTV, Acesso e Notícias MTV (confira a programação completa no final desta matéria).
 
Além disso, a MTV Brasil vai exibir o documentário inédito "Me, Myself & HIV", produzido pelo projeto Staying Alive. Durante toda a programação também serão exibidas vinhetas especiais durante os intervalos.

Já o canal Futuro exibe, entre os dias 1º e 5 de dezembro, três documentários sobre Aids. O Efeito Lazaro, de Lance Bangs, conta a notável transformação sofrida por portadores do vírus HIV, na África, durante um curto período com acesso a um tratamento que custa menos que 75 centavos de real por dia. O brasileiro "Positivas", de Suzana Lira, mostra a experiência de sete mulheres que contraíram o HIV de seus parceiros fixos em relações consideradas seguras. E Eu, Minha Vida e o HIV narra o dia-a-dia de dois jovens portadores do vírus.

O programa "Happy Hour", exibido pelo canal pago GNT e apresentado por Astrid Fontenelle, discute sobre a Aids nesta quarta, inclusive sobre as formas de prevenção e o preconceito em torno da doença.

Flashmob
Em virtude do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (01/12) e com o objetivo de atingir o público em geral, principalmente os jovens, o Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana realiza, com o apoio da Abbott, ação de Flash Mob da campanha "10 Mitos e 1 Verdade: a AIDS existe. Previna-se", em São Paulo, nesta quarta-feira, às 12h15.
 
Com o intuito de desmistificar e conscientizar as pessoas quanto a necessidade de prevenção de HIV/AIDS, 10 dançarinos estarão no vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo), com a camiseta da campanha, onde realizarão uma performance especial e no final mostrarão a mensagem 10 Mitos e 1 Verdade.

Serviço:

Missa pelo Dia Mundial de Combate à Aids
Quarta, dia 1/12
Local: Santuário Cristo Redentor do Corcovado
Horário: 18h

Programação em SP em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids

De 30/11 a 3/12 – Projeto: Saúde Ilumina!
Atividade: Iluminação vermelha em três monumentos da cidade
Horário: período da noite
Local: Monumento às Bandeiras, Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira e Viaduto do Chá

1º/12 – Campanha Laço Vermelho 2010
Atividade: Laço Vermelho e distribuição de insumos de prevenção
Horário: exposição do Laço a partir do dia 30/11 e ações preventivas a partir das 12 horas
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso

1º/12 – Campanha Fique Sabendo
Atividade: Teste Rápido para Diagnóstico do HIV
Horário: das 11 às 17 horas
Locais: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 / SESC Pompéia – Rua Clélia, 93 / SESC Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 / SESC Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 / SESC Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822

1/12 – "Mais Arte, Menos Aids"

Oficina "Colagem do Tempo, Entrelaçando os Caminhos da Aids" (Micaela Cyrino, artista plástica)
Horário: 14h30
Local: SESC Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga

Releitura "A música de Renato Russo" (Lua Reis)
Horário: 17 horas
Local: SESC Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana

Ciranda "Vamos cirandar e deixar o HIV fora da roda" (Antônio Nóbrega)
Horário: 19 horas
Local: SESC Pinheiros – Rua Paes Leme, 195, Pinheiros

1º Passeio da Diversidade no Dia Mundial de Combate à Aids
Domingo, 05/12, às 14h
Ponto de encontro: Alça de Acesso do Elevado Presidente Costa e Silva (Minhocão) da Av. Consolação – em frente a Praça Roosevelt.

Programação MTV para o Dia Mundial de Combate à Aids

Debate MTV – Especial: A camisinha é melhor proteção contra Aids?
 
Dia: 30/11
Exibição: terça-feira às 22h30 – ao vivo
Duração: 1h
Reprises: 01/12, às 22h30 – 02/12, às 14h – 04/12, às 13h

ESPECIAL ME, MYSELF & HIV
 
Dia: 1/12
Exibição: quarta-feira às 20h
Duração: 1h
Reprises:02/12, às 15h30 – 02/12, à 1h30 – 04/12, às 15h
Classificação Indicativa: Livre
 
ESPECIAL – TRAVIS MCCOY’S UNBEATEN TRACK
 
Reprises:29/11, às 22h30 – 04/12, às 15h
Duração: 1h
Classificação Indicativa: Livre

ESPECIAL – DIARY OF KELLY ROWLAND
Reprises:30/11, às 23h30 – 04/12, às 14h
Duração: 1h
Classificação Indicativa: Livre
 
ESPECIAL – SHUGA
 
Reprises:01/12, às 1h
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
 
ESPECIAL – TRIBES
 
Reprises:03/12, às 0h30
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
 
Scrap MTV – Dia 30/11, às 20h30 – ao vivo
Reprises: 03/12, às 17h – 04/12, às 19h30 – 05/12, às 18h30
Duração: 30 minutos
Classificação Indicativa: Livre
 
Acesso MTV – 01/12, às 13h – ao vivo
Reprise: 01/12, às 19h
Duração: 1h
Classificação Indicativa: Livre
 
Furo MTV – 01/12, às 22h
Reprises: 01/12, à 1h – 02/12, às 15h
Duração: 30 Minutos
Classificação Indicativa: 10 anos
 
Noticias MTV – 01/12, às 0h
Reprise: 02/12, às 12h30
Duração: 15 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Programação canal Futura

O Efeito Lazaro
Estreia: 1/12, às 22h30

Positivas
Estreia: 2/12, às 21h
Reprises: 5/12, às 19h30

Eu, Minha Vida e o HIV
Estreia: 3/12, às 13h30
Reprises: 4/12, às 17h30

Jornal Futura
Entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, às 17h

Happy Hour
GNT
Quarta-feira, às 19h
Horários alternativos: de segunda a sexta, às 2h e às 13h.

:: Para mais informações sobre eventos oficiais no Dia Mundial de Combate à Aids, acesse o site do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Segredo de Gerson em Passione envolve a prática do banheirão

1º de dezembro: Disponivel.com reverte assinaturas para a Casa de Apoio Brenda Lee