Um episódio de Little America com um personagem refugiado sírio e gay foi banido em 10 países árabes e na Rússia!
A série do streaming Apple TV+ é centrada em personagens imigrantes que vivem nos Estados Unidos. No caso do episódio censurado, “The Son” – o oitavo e último da primeira temporada –, Rafiq (Haaz Sleiman) busca asilo nos Estados Unidos após ser rejeitado pela família por ser gay.
A proibição acontece depois que as filmagens de “The Son” tiveram de acontecer no Canadá, pois um decreto de Donald Trump restringe a entrada de refugiados e imigrantes nos EUA.
Corroteirista do episódio, Amrou Al-Kadhi afirmou no Twitter que a equipe responsável por Little America está lutando para reverter a censura de “The Son”.
“Esta é a dura realidade de fazer trabalho árabe queer. O banimento de Trump nos fez filmar isso fora da América. E agora nosso episódio Little America foi banido em 11 países. Sentimos muito – por favor, saiba que estamos trabalhando duro para encontrar um jeito de levá-lo a você”
A proibição vem em um momento extremamente delicado e assustador para os LGBTQ do Oriente Médio: ao mesmo passo em que são perseguidos e oprimidos, eles não têm mais os EUA como um possível novo lar.
This is the harsh reality of making queer Arab work. The Trump travel ban meant we had to move this shoot out of America. And now our #LittleAmerica episode has been banned in 11 countries. We’re so sorry about this – please know we’re working hard to find a way to get it to you. pic.twitter.com/X3gIBHNsON
— Amrou Al-Kadhi ? (@Glamrou) January 20, 2020