Sou cliente da Claro há 10 anos, desde que era BCP. Comprei o aparelho NOKIA 5120 que vinha até com VHS explicando o funcionamento, acho que tenho essa fita por aqui. Hoje tenho três números, sou cliente três vezes, e posso dizer que sou bom cliente, as contas são altas.
O relacionamento com a Claro está péssimo, eu estou realmente interessado em mudar de operadora e tenho muitos motivos pra isto. Além do péssimo atendimento, o sinal é fraco na região que eu moro, e meu aparelho é 3G da frequência 2100mhz – a mais utilizada no mundo e que a Claro decidiu não adotar. Ela escolheu a frequência 850mhz, que segundo entendidos do assunto é uma gambiarra. Nada que me deixe surpreso. Para atrapalhar, perdi uma placa de conexão de internet da Claro e eles me prenderam por mais um ano para dar uma nova placa, mas outra das minhas linhas está sem fidelidade e vai ser esta provavelmente que vou trocar para outra operadora.
Todos os meus amigos são clientes TIM, eu estava bem inclinado a ir para esta operadora, porem hoje já fico um pouco com medo. Liguei do escritório a tarde no 0800 e após discar 0 para falar com o atendente a ligação ficou muda, tentei varias vezes. Agora à noite, liguei, consegui falar e o atendente informou que a TIM só opera na frequencia 850, pesquisando na internet descobri justamente o contrário, que em SP só opera em 2100, inclusive está informando no próprio site da TIM. Então liguei novamente para eles tentando falar no setor de 3G, o atendimento extremamente discordial, e quando atende a voz é muitíssimo baixa, espremo o telefone no ouvido, coloco a TV em mudo, e consigo ouvir muito mal, a pessoa mal humorada desliga o telefone na minha cara depois de eu relatar essa informação desencontrada.
Pensei que então não é uma boa migrar pra TIM, as soluções seriam Vivo e OI? A Vivo ganhou de longe em atendimento e rapidez, a pessoa que atendeu não soube explicar e entender bem a questão da frequência, porem deu uma informação quase igual, informou que tanto celular TRIBAND (850/1900/2100) ou celulares QUADRIBAND (850/1900) seriam aceitos, mas não passou confiança, acho difícil que a Vivo atenda nas duas frequências.
A última tentativa foi a OI, liguei para o numero fornecido no site da mesma, e após discar que não sou cliente e digitar varias informações mandou ligar em outro numero telefônico, ao telefonar informou só trabalhar até 22h.
Sobre a Nextel, já tive três linhas, fiquei seis meses com cada uma, acabo não utilizando o serviço, já que minha equipe está reunida em um único escritório, já que não funciona em alguns destinos das minhas viagens. Perdi um, e deixei dois guardados em gaveta pagando conta por vários meses, não pretendo voltar a tentar.
Conclusão, o mercado é muito crescente, temos poucas concorrentes e pela simples questão de que elas não conseguem suprir a demanda de clientes, o atendimento é péssimo em todas as cinco. Minhas opções: aguardar o ano que a Claro decidir operar na frequência do meu aparelho (já vou ter trocado), arriscar com a TIM (opção menos pior), ir a loja da Vivo e da OI e tentar conhecer o serviço.
Será que vou fazer vídeo chamada em 2009?
** quanto a novo acordo ortografico, não esperem minha utilização logo de cara, nem sou da área, redigir não é meu forte (você já pode ter percebido)