in

5, 25, 50, 100 e 160 mil pessoas. Os números das paradas gays no finde pelo Brasil

Curitiba

À 12a. edição da Parada do Orgulho GLBT de Curitiba compareceram cerca de 25 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar. Os organizadores acreditam que o número de participantes foi bem maior: 160 mil.

Com início programado para às 15h30, o público começou a lotar a praça 19 de Dezembro no começo da tarde. A Parada caminhou pelas ruas do centro da cidade e terminou cedo, no começo da noite.

Sorocaba

E neste domingo aconteceu a quarta Parada de Sorocaba. A manifestação que teve início por volta de 13h levou cerca de cinco mil pessoas ao Parque Campolim. A pessoas presentes deixaram mais colorido o trajeto percorrido entre as avenidas Antônio Carlos Cômitre e Barão de Tatuí. A organização do evento esperava mobilizar para a manifestação algo em torno de três mil pessoas. Em 2006, a parada reuniu 300 pessoas.

Enquanto o desfile ganhava as avenidas, muitos motoristas subindo pelas pistas contrárias acenavam com as mãos ou até mesmo estacionavam para acompanhar de perto a passagem de três trios elétricos.

“Nosso objetivo é diminuir o impacto da discriminação que nós, GLBTT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais) sentimos”, declarou Paullette Monteiro, presidente do Grupo Girassol, ao site Bom Dia Sorocaba. O encerramento aconteceu às 17h, na frente da Boate Blanko, na avenida Barão de Tatuí.

Camaçari

Já a Parada de Camaçari, que aconteceu sob o tema “Papai e papai. Mamãe e mamãe. E daí? Adoção sim” levou aproximadamente 50 mil pessoas às ruas da cidade, de acordo com a organização. A manifestação começou por volta das 16h e, mais fervida que as outras, foi até as 23h.

As fotos que ilustram a matéria são do fotógrafo Gerhard Waller. Ele registrou a parada de Curitiba

EUA: atriz nega que seu marido tenha caso com Will Smith

Iowa: Juiz muda de idéia e volta a proibir união civil homossexual