Alice e Adélia são companheiras há anos. Vivem juntas em um apartamento de frente ao Elevado Costa e Silva, e é nessa pequena redoma onde criaram Stella, filha vinda do primeiro casamento de Adélia. Alice, Adélia e Stella são personagens do curta “5 Minutos”, que acaba de ser rodado e será finalizado em 35 mm por alunos do sétimo semestre de Cinema da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).
Dirigido por Ricky Mastro, o filme tem como protagonistas as experientes atrizes Nyrce Levin no papel de Alice, Angela Barros no papel de Adélia e Sara Sarres, que interpreta Stella. Segundo o diretor, a idéia era produzir um curta que falasse sobre despedida, amor e elasticidade do tempo.
“O filme fala basicamente de despedida. Na realidade quando se vive com um parceiro ou uma parceira todo o tempo do mundo parece pouco para dizer o último adeus. E o curta fala sobre isso: a despedida de Alice na retirada do corpo de Adélia de seu apartamento”, conta Ricky.
Selecionado por uma banca de seis professores – e entre outros 14 roteiros – “5 Minutos” contou com a supervisão do premiado Djalma Limongi Batista (diretor dos longas “Asa Branca” e “Bocage”).
Em entrevista ao Dykerama.com, Nyrce Levin conta que a personagem Adélia nasceu de um profundo mergulho artístico. “O filme é todo visto sob o ponto de vista da minha personagem, o que demandou tanto uma grande entrega emocional quanto física, pois filmamos em 3 dias e 3 madrugadas inteiras”, conta.
Falar da homossexualidade na melhor idade, acredita Nyrce, é importante para derrubar preconceitos. “Acho importantíssimo esse tema que o filme aborda, ou seja, a relação entre duas mulheres de idade. Esse tipo de relação existe há séculos, mas nunca é apresentado. Mesmo as relações heterossexuais na velhice são raramente mostradas. Imagina então como é escondido o amor homossexual na terceira idade”, diz a atriz.
Ricky Mastro acrescenta: “Tenho obrigação de artista de contar a história do meu povo. Não é questão de ser politizado, é questão do que eu chamo de verdade para mim como artista. Tenho que retratar o universo que é próximo a mim, por isso a escolha da temática.”
“5 Minutos” deve ser finalizado nos próximos meses e percorrer alguns festivais internacionais de cinema.