Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

59% dos adolescentes gays não vão ao médico, aponta pesquisa

A Secretaria de Estado da Saúde realizou durante a última Parada do Orgulho LGBT uma pesquisa a qual mostra que 59% dos adolescentes gays não procuram assistência médica em postos de saúde, clínicas ou hospitais.

Foram ouvidos 576 jovens, menores de 20 anos, que alegaram medo de sofrer preconceito e discriminação ao procurar auxílio médico.A pesquisa aponta que 82% dos entrevistos avaliaram como inadequados e excludentes os serviços de saúde.

"Os adolescentes gays se sentem retraídos e resistem buscar acompanhamento médico e psicológico em unidade de saúde", afirma a coordenadora de Saúde do Adolescente da Secretaria, Albertina Duarte Takiuti.

Segundo Albertina, "a rede de saúde precisa acolher esses adolescentes, e não inibi-los, pois a vulnerabilidade pode fazer com que o jovem adote comportamentos de risco."

De acordo com a Secretaria está sendo desenvolvido um programa específico para o atendimento da comunidade LGBT, com o objetivo de estruturar toda a rede pública de saúde para lidar com estes jovens, sem preconceito e focando na prevenção de doenças sexuais.

Sair da versão mobile