Segundo pesquisa realizada durante o mês de julho pelo instituto Gallup, da Romênia, e divulgada esta semana pelo Conselho Nacional de Combate à Discriminação, o país apresenta alto índice de intolerância e preconceito contra comunidade gay e contra soropositivos.
Os dados revelaram que 68% dos romenos acreditam que a homossexualidade é uma "escolha ruim" e 36% defendem que medidas punitivas como prisão ou multas deveriam ser tomadas contra os gays.
Entre as 1.200 pessoas entrevistadas, quase metade declarou que não gostaria de ter qualquer tipo de contato com uma pessoa portadora do vírus HIV ou com aids. Além disso, 30% gostariam que crianças soropositivas fossem segregadas nas escolas e dois terços se sentiriam estranhas por terem um vizinho gay.
A Romênia só descriminalizou a homossexualidade em 1996. No ano de 2001, uma lei que proibia manifestações homossexuais foi revogada. Em dezembro de 2006, uma sondagem realizada pela União Européia apurou que apenas 11% dos romenos aprovavam o casamento entre pessoas do mesmo sexo.