Referência em projetos pontuais ligados ao cinema, o Centro da Cultura Judaica segue apresentando ao público o bom momento da produção cinematográfica contemporânea de Israel durante o 6º Ciclo Multicultural.
Após promover a Mostra Audiovisual Israelense e a Cine Semana Cultura de Paz, o centro cultural exibe agora filmes do panorama Mundo Mix Israel, programa especial dentro do 16º Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual, que faz uma homenagem à atual cinematografia israelense, trazendo produções de diretores como Eytan Fox, e grandes atuações como da atriz Fanny Ardant.
Além de longas, curtas e documentários, o programa promove um bate-papo com o produtor Kristian Petersen e o co-diretor e co-produtor Yair Hochner, do “Fucking Different”, projeto que se propõe a explorar o que os gays pensam sobre a sexualidade das lésbicas e o que as lésbicas imaginam ser a sexualidade dos gays. Já foram realizadas três edições do projeto – em Berlim (2005), Nova York (2007) e Tel-Aviv (2008).
O papel da mulher no exército israelense também será um dos temas abordados pelo Mundo Mix – Israel. A programação completa, que tem início no próximo dia 19 de novembro, você confere em http://www.ciclomulticultural.org.br/. A entrada é franca, mas quem quiser contribuir com o programa “Ajuda Alimentando” pode trocar um quilo de alimento não perecível por um ingresso.
O Centro da Cultura Judaica fica à rua Oscar Freire, 2.500, ao lado da estação Sumaré do metrô, em São Paulo. Informações pelo telefone (11) 3065-4333, de segunda a sexta-feira das 11h às 18h, ou no site http://www.culturajudaica.org.br/.