Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

72% de gays do interior fluminense já foram vítimas de homofobia

A Rede LGBT do Interior Fluminense (Rio de Janeiro) realizou pesquisa sobre homofobia entre os dias 15 de setembro e 16 de outubro. Pessoas voluntárias se dispuseram a fazer o questionário que foi realizado em locais com frequência gay: boates, festas e Paradas. O sistema de pergunta foi inspirado no molde da pesquisa feita pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

O objetivo principal era traçar um perfil das ações homofóbicas no interior do estado e consequentemente conscientizar as vítimas a respeito da necessidade de se denunciar os atos preconceituosos contra gays.

A pesquisa apurou que 72% dos entrevistados já sofreram algum tipo de violência homofóbica; 65% de agressões verbais e 32% sofreram agressões físicas. A maioria dos casos aconteceu em locais públicos, 42%. Na escola, 39% dos entrevistados revelaram ter sido vítimas e apenas 25% do total dos entrevistados disseram ter denunciado. Ao todo foram entrevistadas 387 pessoas.

Seis organizações participaram da pesquisa: Grupo Cabo Free (Cabo Frio), Grupo Nobreza (Petrópolis), Angra Free (Angra dos Reis), Cores da Vida (Rio das Ostras), Arraial Free (Arraial do Cabo) e Búzios Free (Armação de Búzios).

Confira a seguir o resultado na íntegra:

1) Você já foi vítima de algum tipo de agressão movida por preconceito?
SIM – 72%
NÃO – 28%

2) Que tipo de agressão
Xingamento – 65%
Física – 32%
Chantagem ou extorsão – 3%

3) Que locais?
Local público – 42%
Escola – 39%
Em casa – 12%
Trabalho – 7%

4) Quem foram os agressores?
Desconhecidos – 37%
Colegas de escola – 24%
Vizinhos – 16%
Familiares – 15%
Policiais ou Seguranças – 8 %

5) Para quem foi relatado o ocorrido?
Não relatou – 36%
Amigos – 26%
Ong Gay – 25 %
Pais – 8 %
Policia – 5 %

6) Conhece alguma organização LGBT em sua cidade?
SIM – 82%
NÃO – 18 %

Sair da versão mobile