A avenida Boa Viagem virou um mar de cores, pessoas dançando e se divertindo. Esse foi o cenário para quem compareceu à 7ª Parada da Diversidade Sexual do Recife, que teve como tema este ano “Pernambuco sem Homofobia: Criminalização já”. A Polícia Militar fez uma estimativa de que pelo menos 150 mil pessoas participaram da festa.
A concentração foi na frente do terreno anexo ao Hospital da Aeronáutica do Recife. A festa foi animada por 7 trios e um ônibus que funcionou como boate móvel, novidade trazida pela Metrópole Club. Entre os participantes da caminhada era visível encontrar famílias inteiras reunidas nas sacadas dos prédios e na própria orla.
No palco, a banda local Sem Razão, com o cantor Telmo Santiago, comandou a festa. Eles cantaram vários sucessos com participações especiais de vários artistas pernambucanos.
Vinte arte-educadores da Secretaria de Saúde do Recife estavam na concentração do evento, distribuindo material educativo, bonés, bandeirolas, gel lubrificantes, adesivos, porta-camisinhas e preservativos masculinos e femininos. Foram disponibilizados, ainda, cinco caminhões de lixo, e dois caminhões pipa para lavagem das calçadas, 140 garis extras para reforçar a limpeza da avenida até as 23h.
Para o Fórum LGBT de Pernambuco, a parada da Diversidade é uma forma irreverente de trazer à tona a discussão sobre os trangêneros no estado. O objetivo da festa, assim, é ampliar o debate com a sociedade sobre a diversidade sexual, além da aprovação do Projeto de Lei que criminaliza a homofobia.
* O Jornal Espalha Fato fez a maior cobertura já vista, acesse e confira as fotos e vídeos da 7ª Parada da Diversidade do Recife.