A 7ª Parada do Orgulho LGBT de Duque de Caxias aconteceu no último domingo (30) sob o tema "Família que respeita a diversidade". A manifestação deste ano decidiu chamar à atenção os casos de homofobia que ocorrem dentro de casa e mostrou que existem famílias que respeitam a diversidade.
O evento, que contou com cinco trios elétricos, reuniu 300 mil pessoas durante seu desfile por uma das principais vias do município, a Av. Brigadeiro Lima e Silva. Na abertura da Parada, que é a segunda maior do estado do Rio de Janeiro, diversas ONGs ligadas ao movimento LGBT, como a Astra Rio, Grupo Diversidade Niterói, Grupo Diversidade Sexual de São João Meriti, Triângulo Rosa e Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, saudaram os participantes.
Os representantes aproveitaram o momento para ressaltar a importância do voto consciente nas eleições que ocorrerão no próximo domingo (07) e a necessidade de se eleger vereadores e prefeitos que respeitam a diversidade. Júlio Moreira, presidente do Arco-Íris de Cidadania LGBT, finalizou a mensagem pedindo amor, paz e cidadania.
Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente, também esteve presente e falou da importância de não desistir de lutar contra o preconceito. "Temos que mostrar que o amor tem que ser respeitado de todas as maneiras. Viva a liberdade de amar e vamos à promulgação da liberdade sexual!", declarou.
Cláudio Nascimento, superintendente de Diretos Individuais, Coletivos e Difusos e Coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, do Governo do Estado, destacou a importância da mensagem transmitida pela manifestação, que celebra as famílias que respeitam a diversidade.
Cláudio Nascimento e Carlos Minc
A madrinha da Parada, Viviane Araújo, vencedora da última edição do reality show "A Fazenda", ficou emocionada com a manifestação e com o carinho do público. "Mais um ano com vocês e estou muito emocionada. Temos que respeitar todos os seres humanos, do jeito que eles forem e do jeito que eles querem ser. Quero agradecer o carinho de vocês. Amo demais estar aqui", afirmou.