in

Varig condenada a pagar indenização por discriminar funcionário gay

A empresa aérea Varig foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba a pagar R$ 24 mil a um ex-funcionário que sofreu ofensas relacionadas à sua sexualidade de um gerente da companhia.

A decisão é da juíza Herminigilda Leite Machado. Ela reconheceu que o empregado foi denegrido e humilhado publicamente por seu superior hierárquico, através de comentários e insultos contra sua homossexualidade.

Em seu voto, a juíza relatora registrou que ninguém é obrigado a declarar sua orientação sexual. “No evoluir do princípio democrático, o trato da questão vem redirecionando a sociedade, garantindo-se ao segmento homossexual, dia após dia, o padrão de dignidade humana tido como ideal, de modo a estabelecer uma visibilidade digna aos homossexuais; isto é, o seu direito de existência dentro das peculiaridades de manifestação enquanto grupo de expressão” disse a magistrada.

O TRT esclareceu que “em se tratando de uma empresa de porte nacional, a competência de um gerente também é avaliada no relacionamento interpessoal com os subalternos, por ser este um aspecto profissional tão importante quanto o desempenho produtivo do administrador. Logo, a falta do gerente é atribuível à reclamada”.

A juíza Herminigilda salientou ainda o papel fundamental da Justiça para a construção de uma sociedade sem homofobia. “O abalo de sua imagem e sua honra exige que o Direito responda à altura, para que o alicerce da sociedade democrática não seja atingido, no que se refere ao princípio da não discriminação”, declarou.

Da decisão cabe ainda recurso no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Second Life Brasil promove primeira parada gay

Pesquisa aponta Paraná favorável à criminalização da homofobia