in

“Mamma Mia!”: Musical com hits do Abba estreia em SP

Em 1999, estreava em Londres a primeira versão de "Mamma Mia!", espetáculo musical recheado de canções-símbolo do grupo pop sueco Abba. O sucesso, como era de se esperar, foi instantâneo, e de lá para cá o musical foi montado em diversos países. Agora, chega ao Brasil.

A montagem brasileira de "Mamma Mia!" é uma produção da Time For Fun – que já montou grandes franquias musicais por aqui, como "A Bela e a Fera", "O Fantasma da Ópera" e "Cats" -, e ficará em cartaz no Teatro Abril, no centro de São Paulo, habitual lar das montagens da empresa.

A história segue a cartilha do roteiro original – já adaptado inclusive para o cinema, no encantador filme de 2008 estrelado por Meryl Streep. Sophie é uma pós-adolescente que vai se casar com o bonitão Sky, em uma ilha grega onde foi criada por sua mãe Donna. Às vésperas da união, a garota convida três homens para o casamento – um deles é o seu pai, que ela nunca conheceu. Os três são ex-namorados de Donna.

No elenco, os dois grandes nomes do teatro musical brasileiro atual: Kiara Sasso, no papel de Donna, e Saulo Vasconcelos, como Sam – um dos possíveis pais de Sophie, e principal interesse amoroso da protagonista. Kiara e Saulo protagonizaram praticamente todos os grandes musicais nacionais, consagrando-se como cantores excepcionais.

Um grande destaque da montagem brasileira é Andrezza Massei. Interpretando Rosie, uma das "tias" de Sophie, a atriz e cantora rouba a cena com sua atuação irreverente e debochada, em papel feito sob medida para ela.

O ator Cleto Baccic, que na montagem de "Cats" já havia brilhado interpretando o gato Rum Tum Tugger com trejeitos de Mick Jagger, desta vez encarna Harry, outro dos possíveis pais de Sophie. Harry é um ex-hippie que no final se revela como gay – personagem defendido no cinema por Colin Firth.

No papel de Sky, Thiago Machado mostra mais uma vez seu talento – vindo de uma excelente atuação no musical "Meu Amigo Charlie Brown", onde encarnou o carente Linus.

Mas o que seria de um musical sem duas coisas? O elenco de apoio e a música, claro. A montagem de "Mamma Mia!" tem ainda a seu favor esses dois fatores. O elenco de apoio mostra vibração e empolga a plateia, arrebatando nos números coletivos como o retumbante "Money Money Money", e "Does Your Mother Know". Difícil não levantar da poltrona para dançar no palco em momentos como esses.

Quanto à música, quem conta com o repertório do Abba, está para lá de bem servido. Classificado como "cafona" e "kitsch" nos anos 70, o Abba foi redescoberto nos 90, nos filmes australianos "Priscilla, a Rainha do Deserto" e "O Casamento de Muriel" (ambos de 1993), e passou para o panteão de clássicos do pop.

Hoje os hits da banda são praticamente peças sinfônicas, conhecidas no mundo todo. A riqueza musical dos arranjos e a sonoridade peculiar do Abba criam a musicalidade perfeita para um espetáculo como "Mamma Mia!". Impossível não vibrar e – acredite – se emocionar.

Serviço:
Mamma Mia!
Direção de Floriano Nogueira
Teatro Abril – Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 411 – SP
Quartas, quintas e sextas – 21h / Sábados – 17h e 21h / Domingos – 16h e 20h
Ingressos de R$ 80 a R$ 250
Estreia em 11 de novembro
www.musicalmammamia.com.br

Angélica Morango e ex-Chiquitita lançam ensaio sensual

Márcio Retamero: Pode a Bíblia incluir?