in

Deputados chilenos apresentam projeto de lei que proíbe adoção por casais gays

Deputados da União Democrata Independente (UDI) e do Partido para a Democracia (PPD) apresentaram projeto de lei que visa proibir a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. O movimento gay do Chile já declarou que irá atuar contra a proibição.

O texto propõe alteração no artigo 20 da Lei nº 19.620, que trata da adoção. A ideia dos parlamentares é alterar o antigo texto e deixar claro que apenas casais constituídos pelo sexo oposto possam adotar. Os deputados alegam que a lei evita "futuras interpretações". O debate sobre a adoção surge justamente no momento em que o parlamento chileno começa a discutir a união civil para casais homossexuais.

"O que deve ser evitado com esta lei é a adoção homoparental, evitar que uma criança seja adotada e criada por um casal de pessoas do mesmo sexo", diz a introdução do texto. A iniciativa conta com o apoio de boa parte da bancada conservadora que também integra a base do governo do presidente Piñera.

O Movimento de Integração e liberação Homossexual do Chile (Movilh) repudiou o projeto e o classificou como "homofóbico". Para o movimento gay do Chile, o texto "impede qualquer possibilidade futura de que casais do mesmo sexo constituam uma família".

 

 

RIP R.E.M: MTV exibe especial sobre a banda no final de semana

Disparatada: “Ai, como eu tô bandida!”