in

Retro 2013: Relembre as personalidades que abriram a porta do armário e se assumiram gays

A lista é grande! 2013 pode ser considerado o ano em que a porta do armário mais se abriu. Afinal, foram diversas personalidades assumindo publicamente a homossexualidade e quebrando tabus, seja no esporte, na TV, na política e por aí vai.
Infelizmente, no Brasil, este número ainda é pequeno. No entanto, tivemos duas saídas do armário consideráveis e que repercutiram positivamente para a imagem de luta da comunidade LGBT.
 

 
A cantora Daniela Mercury foi quem contribuiu para isso assumindo o romance com a jornalista Malu Verçosa, em abril. 
As duas chegaram a se casar, estamparam diversas capas de revistas, deram beijos apaixonados em programas de TV e ainda protestaram contra a homofobia religiosa do até então presidente da Comissão de Direitos Humanos, o deputado e pastor Marco Feliciano. 
 

Daniela e sua mulher Malu Verçosa
 
Com menos impacto, mas não menos importante, tivemos a atriz Maria Zilda, de 60 anos, assumindo no finalzinho de outubro o casamento com a arquiteta Ana Kalil
 

A arquiteta Ana Kalil e Maria Zilda
 
Parabéns para essas mulheres brasileiras, que estouraram o armário em 2013. Agora, lá fora, a coisa muda de figura. Em quase todos os segmentos tivemos saídas do armário. Começando pelo esporte, considerado um dos meios mais preconceituosos, o jogador de futebol Robbie Rogers mostrou que é possível combater a homofobia nos gramados.
 

O jogador Robbie Rogers
 
Na época em que se assumiu, Rogers atuava como meia da seleção dos Estados Unidos e havia decidido encerrar sua carreira aos 25 anos por não agüentar mais viver uma mentira com relação a sua sexualidade.

A possível “aposentadoria precoce” do jogador repercutiu tanto que o atleta foi convidado para integrar a equipe do time Los Angeles Galaxy e se tornou referência quando o assunto é lutar contra o preconceito no esporte.

 
Outro que seguiu o exemplo foi o jogador de basquete Jason Collins, que se tornou o primeiro atleta assumido da NBA (liga profissional de basquete dos EUA). Collins foi parabenizado pelo presidente Barack Obama por sua coragem em assumir quem é. 
 

Jason Collins, primeiro assumido da NBA
O jogador inglês Kevin Grayson, de 25 anos, considerado um dos maiores talentos do futebol americano, também assumiu a homossexualidade, seguido por Darren Young, de 34 anos, astro da luta-livre nos EUA.
 

Darren Young: luta livre.
 
Por fim, no esporte, tivemos recentemente o muso do salto olímpico, o atleta britânico Tom Daley. Ao revelar sua homossexualidade, o bonitinho contou que estava apaixonado por outro cara, o roteirista do filme “Milk – A voz da Igualdade”, Dustin Lance Black.
 

O bonitinho Tom Daley
 
Para fechar a lista no esporte, Brian Boitano, 50 anos, ex-patinador artístico, se assumiu gay publicamente ao anunciar sua ida aos Jogos Olímpicos da Rússia com a delegação americana. 
 
Na política, o democrata Mike Michaud de 58 anos acabou com os boatos que cercavam sua campanha para o governo do Estado do Maine, nos EUA, e se declarou gay. 
 
Na TV foi o ano do “coming out”. O apresentador russo Anton Krasovsky protestou contra as leis arbitrárias de seu país e acabou revelando ser gay. A emissora russa demitiu Krasovsky no mesmo dia após a declaração. 

Apresentador Anton Krasovsky
 
Também em protesto contra a Rússia, o ator Wentworth Miller, que ficou conhecido pela série “Prison Break”, surpreendeu a todos ao se assumir gay e negar uma participação em um festival de cinema russo em protesto à homofobia do país. 
 

Wentworth Miller de "Prison Break"
 
Famoso por atuar em “Titanic”, o ator Victor Garber, de 64 anos, assumiu o romance com o modelo Rainer Andreesen. O bonitão Matt Dallas também não se manteve no armário e se declarou noivo do músico Blue Hamilton.
 

O ator gato Matt Dallas
 
O norte-americano Tuc Watkins, da série Desperate Housewives, fez duas revelações neste ano de uma vez: é gay e pai solteiro de gêmeos. 
 
Escolhido para viver Freddy Mercury nos cinemas, o inglês Ben Whishaw revelou a homossexualidade e falou sobre o casamento com o compositor Mark Bradshaw, com quem realizou uma união estável. 
 
Maulik Pancholy, do seriado “30 Rock”, também abriu a porta do armário para a revista OUT. Blake Mciver Ewing, de 28 anos, que ficou conhecido por interpretar o garotinho mimado e riquinho no filme “Os Batutinhas” também entrou para o grupo dos assumidos.
 

O batutinha e já crescido Blake Mciver Ewing
 
Astros de séries teens, Harry Cook, de 22 anos, Lucas Cruikshank, de 19, e Troye Sivan, de 18 anos, também se assumiram gays. No time feminino de artistas da TV, a atriz Michelle Rodriguez, de 38 anos, se declarou bissexual. Jodie Foster, apesar de ter dito durante o prêmio Globo de Ouro, que já saiu do armário há tempos, surpreendeu muita gente. 
 

A atriz Jodie Foster

 

A americana Maria Bello revelou um romance com outra mulher . A divertida Raven-Symone comemorou a decisão da Suprema Corte dos EUA ao legalizar o casamento gay e aproveitou para sair do armário. 
 
Charice Pempengco, de “Glee, contou a triste história de quando se assumiu e foi rejeitada pela família. Fechando o time feminino, a filha do jogador de basquete Michael Jordan, Jasmine Jordan, de 20 anos, saiu do armário ao postar fotos com a namorada no Instagram.
 
E pra encerrar, o personal trainer gato, Bob Harper, de 48 anos, que comanda o programa "O Grande Perdedor" dos EUA, não só se assumiu como ajudou um participante, bastante criticado pela família por ser gay, a aceitar sua homossexualidade.
 

O personal todo delícia Bob Harper

Atleta Tom Daley usa avental nas cores do arco-íris escrito “ícone gay”; veja!

Dot-Marie Jones, atriz de “Glee”, se casa com namorada em Los Angeles