in

A arte de perdoar, aceitar e seguir

Às vezes passamos por momentos muito difíceis e de muita dor simplesmente porque não sabemos como nos perdoar de algo que cometemos no passado. Uma amiga minha passa por um momento de muita dor. Namorou uma moça por um tempo e a traiu. Os motivos? Cada um tem os seus, não vale à pena julgá-los. O fato é que faz dois anos que a traição foi descoberta, o relacionamento rompido e ela continua sofrendo e tendo esperanças de reatar um dia, enquanto sua ex- namorada já está em outra, feliz e apaixonada. Por que isso acontece?

O maior problema está em carregar a culpa dentro e somente para si. Errar é humano e aprender com o erro é uma virtude necessária para continuar. Muitas vezes permanecemos na mesma dor e lamentamos simplesmente porque não fomos capazes de nos perdoar.

Numa situação como essa chorar fará bem. O quanto for preciso. Mesmo que a fonte pareça não ter fim, ela terá. Enquanto houver lágrimas é bom chorar para exorcizar a dor aos poucos. Coloque-a para fora e viva cada sentimento até passar. Não é um processo rápido nem fácil, mas ele tem início, meio e fim.

O tempo de duração da culpa, remorso e dor varia de pessoa para pessoa, mas é fundamental vivê-lo para poder caminhar sem carregar esse fardo no futuro. Entre altos e baixos as pessoas seguem porque é o instinto de sobrevivência. Mesmo que entrem numa depressão profunda, o sol continuará a nascer do lado de fora e cada dia em que se acorda vivo é um milagre e uma nova chance de mudar, aprender e crescer.

Muitas vezes demora anos para se esquecer um grande amor. Permanecemos conectados ao que fomos e àquela pessoa como se tivesse sido ontem, mesmo vendo-a seguir feliz ao lado de outra. Mas, apesar de tudo, é reconfortante saber que a cada dia, semana, mês e até ano, essa dor do vazio vai diminuindo e as crises de choro vão se espaçando.

Aí você observa que há cinco meses se encontrava em cima de uma cama entregue a uma tempestade de dor e que hoje em dia já consegue continuar a caminhar, mesmo que devagar. Dessa forma, daqui um tempo você estará totalmente recuperada ou infinitamente melhor? É o milagre da vida, o renovar, trocar de pele, seguir.

De que adianta amar alguém com todas as suas forças se esse alguém dispensou esse seu amor? Para que insistir nisso e o que resta ser feito? Aceitar e seguir. Ainda mais importante é o ato de se perdoar. Mais importante e mais difícil que perdoar o outro é perdoar a si. Todos erram, até ela já errou também. Ou a gente aprende a se perdoar e seguir ou ficaremos sentados, estagnados e chorando eternamente, lágrimas que não adiantarão de nada nem a trarão de volta.

Levante! Comece passo por passo, devagar. É um trabalho de formiguinha, mas que é muito possível. Você nem imagina que nessa caminhada muita coisa boa pode acontecer. Principalmente o fato de que você, com suas reflexões e sensações vai passar a se conhecer melhor. E com certeza no dia em que estiver pronta para investir numa outra relação com outra pessoa que amará (porque isso acontecerá indubitavelmente) você será uma pessoa melhor e não cometerá os mesmos erros que cometeu no passado.

Vai aprender a se amar e a se respeitar mais e, assim, qualquer relação que vier a investir estará fadada a uma possibilidade ainda maior de dar certo, graças ao que aprendeu com essa dor que está sentindo hoje. Será algo muito mais positivo e todo esse sofrimento terá tido um valor.

Se já faz tanto tempo e ela não voltou, por que alimenta essa fantasia? Quanto mais se prender nisso, mais vai se afastar de um futuro bom ao lado de outra pessoa. Enquanto ficar presa a esta história, se impedirá de crescer e de conhecer novas pessoas, conhecer a vida que dá oportunidades, esquecerá de ver o quanto existem pessoas todos os dias, em todos os cantos…

Deixe de tentar decifrar cada passo, olhar e pensamento que venham dela. O pensamento e sentimento do outro dizem respeito ao outro. Então tome um bom banho quente, deixe a água escorrer e levar a dor, as lágrimas. Queira o melhor para você, faça disso tudo algo mais simples e positivo.

Respire fundo e deixe a água lavar sua alma, porque que você tem uma vida inteira de amores pela frente.

“Possuir é destruir todas as possibilidades de se relacionar” – Osho.

Ménage à trois: devo topar?

Campanha quer que gays e lésbicas deem as mãos