A Cidade do Futuro, retrata uma família formada por três jovens que vivem em uma pequena cidade do sertão baiano
Em 2014, os cineastas Cláudio Marques e Marília Hughes estavam com um roteiro pronto para ser filmado, após vencer o edital Irdeb/ FSA (Brasil de Todas as Telas). Quando finalmente já haviam escolhido o elenco, se depararam com uma surpresa: a atriz Milla Suzart, 19, uma das protagonistas, estava grávida. Foi Gilmar Araújo, 28, também do elenco, que contou aos diretores sobre a gravidez.
Quando eles nos contaram que Milla estava grávida, acharam que estavam ‘matando’ o filme. Mas, na verdade, foi aí que começou”, recorda-se Marília. A diretora, com Cláudio, partiu para Serra do Ramalho, a 800 quilômetros de Salvador, onde foram encontrar Gilmar, Milla e Igor Santos, que completava o elenco e tem 18 anos. No bolso, somente R$ 300 mil para a produção, equivalente a 15% do que é considerado um filme de baixo orçamento, aproximadamente R$ 2 milhões.
Os diretores, também roteiristas do filme, ficaram surpresos com uma revelação: o pai da criança era Gilmar, namorado de Igor. E mais: Igor e Gilmar continuavam namorando. “Eu e Igor queríamos ter um filho e Milla se dispôs a dar à luz esse bebê. Gostamos muito da ideia, afinal, eu sempre quis ser pai”, afirma Gilmar, que era professor de teatro de Milla e Igor num curso amador, em Serra do Ramalho.
Cláudio e Marília decidiram então inspirar-se na história dos três jovens para escrever um novo roteiro. “Esses atores, até certo ponto, interpretam, no filme, as suas próprias histórias. Embora o filme seja uma ficção, ele tem uma base forte na realidade”, afirma Cláudio, que, junto com Marília, dirigiu também Depois da Chuva (2014), primeira experiência dos dois cineastas em longas-metragens.
O filme passou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, em que recebeu 14 prêmios.
Confira o trailer: