in

“A comunidade gay tem baixo nível político”, diz João Silvério Trevisan em entrevista

Em reportagem realizada pela jornalista Nathalia Lavigne na Revista Da Folha deste domingo (09/03), o ex- ativista gay e escritor João Silvério Trevisan é tido como um herdeiro das ideologias setentistas do político gay Harvey Milk.

A matéria sintetiza a biografia a respeito da vida de Trevisan, que ganhou notoriedade com o jornal "Lampião de Esquina" e, nos anos 80, publicou o livro "Devassos no paraíso", que trata da história homossexual brasileira desde a colônia até os tempos de hoje.

Trevisan, que morou nos Estados Unidos, conta à jornalista que o contato mais próximo que teve com o ativista gay Harvey Milk- o primeiro a se eleger para um cargo nos Estados Unidos – foi em uma Parada Gay realizada em 1974, em São Francisco. O escritor revela ter sido uma experiência marcante e que foi nessa época que se assumiu "politicamente". 

Na matéria, fala-se também sobre atitudes radicais, tidas como libertárias, que ocorriam nas Paradas da época. Em um exemplo, Trevisan cita quando a "Gay Parade terminou em um chafariz, com um monte de homens se masturbando", ao qual a jornalista acredita ser inimaginável nas "Paradas atuais".

Sobre os tempos de hoje, João Silvério Trevisan é direto. "A comunidade homossexual hoje tem um baixíssimo nível político", diz. O escritor ainda afilneta dizendo não acreditar que a "história de Milk ajude a politizar a classe", pois, "se não tem apelo erótico, esquece". 

Estreia nova coluna de gastronomia!

Gianne Albertoni protagoniza beijo lésbico em peça