in

“A homofobia odiosa foi legitimada pela legislação na Rússia”, diz Elton John

Há um mês o cantor Elton John, 66, realizou um show na Rússia e por lá protestou contra a lei do país, que proíbe qualquer tipo de "propaganda" e manifestação homossexual.

Agora, o cantor volta a tocar no assunto depois que o presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia recebe muito bem os homossexuais, citando a apresentação do cantor.

"Na Rússia, todo mundo conta histórias de abuso físico e verbal – no trabalho, em bares e restaurantes ou na rua – desde que a lei entrou em vigor em junho passado", declarou Elton John em resposta ao presidente.

O cantor britânico disse ainda que as leis russas promovem a discriminação e servem como álibi para ações homofóbicas.

"O que ouvi reforçou todas as matérias na mídia em circulação desde que o projeto sobre propaganda se tornou lei federal: que a homofobia odiosa foi legitimada pela legislação e deu a extremistas cobertura para violar os direitos humanos básicos das pessoas", afirmou o músico.

Na quarta-feira (22) um ativista gay foi preso por levantar uma bandeira nas cores do arco-íris durante o revezamento da tocha olímpica para os Jogos de Inverno, que começam em fevereiro na cidade russa de Sochi.

Governo da Jamaica estuda reverter legislação contra gays

Delegada transexual consegue mudar de nome na Justiça e deve assumir Delegacia da Mulher