Na virada desse ano, uma label party chamou a atenção. Tratava-se da ‘Festa Máxima’, que para muitos veio a agregar à cena gay carioca. Às vésperas da segunda edição, que acontece amanhã (20/02) com tema Carnaval, e tem no line-up o bombado DJ Hector Fonseca (foto), o idealizador da Máxima conversou com o site A Capa.
Na entrevista, Luiz Henrique Carvalho diz que freqüenta boates gays desde os 16 anos, fala sobre as influências da cultura europeia em suas festas e afirma: "A noite gay precisa de renovação".
Fale de você…
Nasci em São Paulo, onde estive até os 22 anos. Estava estudando economia na PUC quando decidi ir para a Espanha continuar a faculdade e ter novas experiências. Não posso me queixar da minha juventude, amigos divertidos, lugares bacanas, enfim, uma juventude agitada.
Que experiências você tem relacionadas com a noite gay?
Desde os 16 já frequentava a noite gay paulistana. Comecei no Nation, junto com uma galera que saía naquela época. Mau Mau, Bebete Indarte, Alexandre Herchcovitch, e outros mais da noite.
Quando surgiu a ideia de criar a festa Máxima? Por quê?
Depois de frequentar muitas festas, tanto na Espanha como na Europa, comecei a desenvolver o projeto da Máxima. Uma festa que agregasse coisas novas à noite carioca e brasileira, além de uma estética bacana, chique e divertida.
Qual é o diferencial da festa Máxima para as outras label parties do Rio, como a B.I.T.C.H., R:Evolution e a X-Demente?
Acho difícil fazer comparações, a Máxima traz consigo a ideia de espetáculo, no sentido mais festeiro da palavra, sem um comprometimento artístico, mais com uma estética bonita, chique. Presenciei isso durante muitos anos na Europa e sempre acreditei que festas assim seriam bem vindas no mercado brasileiro.
Você acha que as festas gays precisam de renovação? De que tipo?
Sim, a noite gay precisa de renovação e a Máxima tem isso bastante claro. A ideia é trazer coisas novas como performances. Em médio prazo, queremos trazer o que tem de mais bacana no mundo em termos de animação em grandes festas.
Quais foram os pontos positivos e negativos da primeira festa realizada no Réveillon?
Avalio a festa de Réveillon como um grande sucesso. Começar uma festa nova, num mercado onde ser conhecido é fundamental, é muito difícil. Tivemos um público de aproximadamente 1400 pessoas, numa vibe gostosa, bonita, não tenho como não achar que foi um grande sucesso.
Você viveu muito tempo na Espanha. Qual a diferença das festas espanholas para as brasileiras?
No geral, as grandes festas brasileiras tem preocupação com o line-up, que é indiscutivelmente importante, porém não dão muita atenção ao espetáculo. Isso é uma marca nas festas espanholas, sobretudo em Ibiza.
Você pretende trazer Djs de fora com freqüência?
Sim, trazer o melhor que tem no mercado, sejam americanos, europeus ou asiáticos, a proposta é trazer o que temos de melhor.Tanto é que temos nesta Máxima de Carnaval um dos grandes nomes da cena gay internacional, o Hector Fonseca.
Depois da festa Máxima de Carnaval, você já tem data para uma próxima edição?
Ainda não. Penso fazer algumas edições anuais, porém em datas especiais. Não quero convertê-la numa festa mensal. A ideia é fazer sempre uma grande festa, e deixar o público ansioso pela próxima.
Por falar em Carnaval, como vê a crescente cena de Florianópolis? Acredita que o fortalecimento prejudica a cena do Rio de Janeiro em algum sentido?
Já começa haver certa divisão do publico gay que antes tinha como destino certeiro o Rio de Janeiro. Em contrapartida, é interessante o surgimento de novos pólos de diversão para o público gay. Temos público para os diferentes lugares, e o Rio sempre manterá o seu lugar privilegiado.
Serviço:
Festa Máxima
Clube Monte Líbano – Leblon – Rio
Av Borges de Medeiros, 701
Line Up: Hector Fonseca (NYC), Ana Paula e Rafael Calvente
Ingressos: 55 reais (antecipado – limitado)
65 reais (antecipado)
75 reais na porta
Pontos de Venda
Ousadia by Havaianas
Rua Farme de Amoedo, 76 – Tel.: (21) 2267-7395 – Ipanema
Hospedaria
Rua Visconde de Pirajá, 303, Loja B – Tel.: (21) 2247-9086 – Ipanema
Colcci Rio/Sul
Shopping Rio/Sul – 3º Piso – Tel.: (21) 2542-9607