Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

A “orkutização” e o surgimento da favela virtual

O jornal o Estado de São Paulo publicou hoje (21) uma interessante entrevista com o criador do Tumblr, David Karp, que é muito interessante. Pois, acredite, o mundo e a cultura das redes sociais não gira apenas em torno de Marck Zuckerberg.

Entre os vários assuntos tratados na entrevista está a "orkutização" do Orkut, que, como todos devem saber, foi o primeiro fenômeno das redes sociais em esfera global, mas que foi abandonado, ou como diz o próprio Karp, "foi abandonado pelo Google". E é neste momento da entrevista que Davida Karp faz uma interessante conceituação a respeito do termo "orkutização". A conferir.

David Karp compara a "orkutização" com o abandono de países mais pobres, bairros populares e favelas. Ou seja, se você abandona tais lugares, é óbvio que as pessoas não vão querer morar neste espaço ou conviver nele. Assim, de maneira simples, o criador do Tumblr, que desembarca no Brasil para dar uma série de palestras e iniciar ações de expansão de sua rede social em nosso país, coloca uma questão nova e que merece nossa atenção: A transferência, não total, é obvio, de uma questão – problema do mundo orgânico que se transfere para o espaço virtual.

Ou seja, as favelas virtuais. O Orkut é a favela virtual. A "orkutização" é a "favelização" de espaços da esfera virtual que não conseguem acompanhar as novas ferramentas e assim se tornam obsoletas e os que permanecem nestes espaços "orkutizados"  são rebaixados a categoria de favelados virtuais por aqueles que se acham/ se consideram estar numa espécie de Jardins da esfera virtual, logo, um nível acima dos "pobres coitados" que permanecem naquele obscuro lugar chamado Orkut.

Observamos então a transferência de um preconceito social para o espaço virtual. David Karp atenta para o fato de que o Orkut sirva de exemplo para os novos "governadores" dos novos "bairros", para que estes não abandonem as suas províncias, para assim evitarmos a disseminação deste fenômeno que assombra os moradores do FB, que se assustam com a chegada desta gente que deixa o Orkut e insiste em orkutizar/favelizar o seu nobre Jardins…Ops, Facebook.
 

Sair da versão mobile