A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT) encaminhou ontem, quinta-feira (13/03), ofício ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pedindo que providências sejam tomadas em relação a duas peças publicitárias do produto da marca Elma Chips.
Em seu comunicado ao Conar, a ABGLT alega que "ambas as peças contêm referências implícitas e depreciativas em relação a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs)".
Na sequência, a entidade diz que "causa-nos preocupação a veiculação de tal material na televisão brasileira, pois dissemina o preconceito com uma roupagem bem-humorada, e é capaz de endossar o preconceito e a homofobia que geram a discriminação contra nossa comunidade, indo na contramão dos esforços do governo de estabelecer políticas públicas de promoção do respeito à diversidade humana", finaliza.
Homofobia bem humorada
Veiculado na TV aberta, a peça publicitária do salgadinho Doritos apresenta quatro amigos dentro de um carro quando, no rádio, começa tocar YMCA, do grupo Village People.
Um dos rapazes, que está no banco do passageiro, começa a gesticular a coreografia da música. Seus amigos, por sua vez, estranham e o olham com certa "desconfiança".
No fim, a música é interrompida pelo locutor que diz: "Quer dividir algo com os amigos? Divide um Doritos!", e um pacote de Doritos esconde o rosto do menino, que cantava animado o hit gay. Numa alusão de que melhor do que dividir, ou revelar, sua sexualidade é dividir o salgado.
Confira o video a seguir: