A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuais – ABGLT- divulgou nesta sexta-feira, 11/5, nota de reputidio as declarações do Deputado Federal Clodovil Hernandes (PTC-SP).
Na quinta-feira, 10/5, Clodovil chamou a também Deputada Federal Cida Diogo (PT-SP) de "feia". Clodovil disse que ela não poderia ser nem prostituta porque é “feia”. “Eu disse para ela: digamos que uma moça bonita se ofendesse porque ela pode se prostituir. Não é o seu caso, a senhora é uma mulher feia”, confirmou Clodovil em entrevista à Agência Estado.
Leia nota na íntegra:
Respeitar as mulheres – nota de solidariedade à deputada Cida Diogo
A ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais) é uma rede com 203 grupos e organizações GLBT em todo o país, que luta pela cidadania plena e contra todas as formas de preconceito e discriminação.
Neste sentido, a ABLGT defende a igualdade de gênero e a construção de uma sociedade sem homofobia, machismo e racismo. Defendemos o direito pleno à cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, mas também, dos e das profissionais do sexo, dos usuários de drogas, dos portadores de HIV e de outros segmentos historicamente discriminados e vulneráveis.
Portanto, não poderíamos deixar de nos manifestar em solidariedade às mulheres brasileiras e, em especial, à deputada federal Cida Diogo (PT-RJ) com relação às declarações grosseiras e preconceituosas do deputado federal Clodovil Hernandez (PTC-SP). Cida Diogo, ao contrário do deputado paulista, sempre pautou sua trajetória política pela defesa dos setores mais oprimidos da sociedade e sempre defendeu a igualdade de gênero e a livre orientação sexual.
As declarações do Sr. Hernandez ofendem igualmente as — e os — profissionais do sexo (trabalhadores dignos como quaisquers outros) e também as mulheres, mas, ofendem, em especial, a deputada Cida Diogo. Ofensas e declarações agressivas e discriminatórias não combinam com a atividade parlamentar, muito menos com o ambiente democrático e de respeito à diversidade, o qual todos nós lutamos por construir.
A ABLGT repudia as declarações misóginas e preconceituosas do deputado Clodovil Hernandez e se solidariza com a deputada Cida Diogo (PT-RJ), guerreira da democracia e nova coordenadora da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT.
Curitiba, 11 de maio de 2007.
Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT