A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS fará uma exibição especial, seguida de debate, de "Cabaret Prevenção", filme que neste ano completa 20 anos de sua existência e que continua extremamente atual.
+Alerta! Taxa de HIV entre adolescentes do sexo masculino triplica na capital paulista
O filme documenta o resultado das oficinas e do livro organizado com os participantes das Oficinas de Teatro Expressionista, Sexualidade e AIDS para Homens que fazem Sexo com Homens iniciadas na ABIA em 1993.
Cabaret Prevenção – 20 anos depois, oportuno e atual na luta contra o HIV/Aids terá exibição gratuita no CCBB No mesmo dia haverá Entrega da placa "Reconhecimento: promoção em saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS".
No dia 2 de dezembro no CCBB – RJ, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS fará uma exibição especial, seguida de debate de "Cabaret Prevenção" – do filme que documenta o resultado das oficinas e do livro organizado com os participantes das Oficinas de Teatro Expressionista, Sexualidade e AIDS para Homens que fazem Sexo com Homens iniciadas na ABIA em 1993 e que, transformada em performance teatral, ocupou (com casa cheia) o palco do Teatro Alaska, em plena Copacabana.
A exibição será no CCBB às 18h30. Vagner de Almeida, diretor do filme, explica que a ideia do projeto foi trazer ao público uma série de demandas do coletivo HSH, algo que não se tocava ou falava, pois as barreiras eram imensas.
+Novembro Azul – Preconceito ainda é o maior motivo que faz homens não procurarem um médico
Após exibição comemorativa, haverá debate com o diretor e dois personagens que participaram do filme na época. Nesta mesma noite, o Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens, da ABIA fará uma homenagem a pessoas e grupos envolvidos com a causa do HIV/AIDS e que vem atuando dentro das favelas, nas ruas e desenvolvendo atividades positivas como acolhimento e prevenção.
Serão 20 homenageados, que receberão a placa "Reconhecimento: promoção em saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS".
Dentre os 20 homenageados, estão a travesti Laila Monteiro, o Grupo Diversidade Sexual da Baixada Fluminense; Gloria Vitorino, do Quitombo, em Braz de Pina; Regina Bueno, que faz acolhimento na própria casa com jovens vivendo e convivendo com HIV e Epifânio Correia, que faz trabalho de prevenção nos terreiros de candomblé e umbanda, dentre outros.
Uma das surpresas da noite será a homenagem a travesti Ferrulla Muniz, que atuou na peça e fez todas as roupas do Cabaret Prevenção na época.
Serviço:
02/12 às 18h30:
20 anos do filme Cabaret Prevenção
Entrega da placa "Reconhecimento: promoção em saúde e prevenções populares do HIV e da AIDS".
Local: CCBB – Rio de Janeiro-RJ – Rua Primeiro de Março, 66 – a 4º andar.
Capacidade: 80 pessoas