Um professor de Robertson, cidade localizada na província de Cabo Ocidental, na África do Sul, foi agredido fisicamente pelo pai de um aluno – a motivação do ataque é pura e simplesmente homofobia, segundo informações do IOL.
Thando Dyamara, professor recém-contratado da Masakheke Combined School, foi agredido durante o último fim de semana fora da escola, após um aluno insultá-lo usando a palavra “moffie”, termo homofóbico da língua local para se referir a um homem como “afeminado”.
Dyamara repreendeu o aluno e relatou o ocorrido à mãe do mesmo. Ela respondeu dizendo que seu esposo “daria um jeito” no professor. Em seguida, Dyamara chamou a polícia. Foi quando o pai do aluno o agrediu fisicamente repetidas vezes com tapas e socos. O homem tinha consigo uma faca, mas um amigo da vítima estava presente e evitou mais golpes.
O IOL entrou em contato com a Masakheke pedindo um posicionamento, mas a escola respondeu que, como o episódio aconteceu fora da escola, não poderia tomar uma providência a respeito, embora o condene.
Representantes da Masakheke afirmaram que darão suporte psicológico a Dyamara. A polícia local está investigando o caso.