in

“Agora posso ser eu mesmo”: Nadador finlandês Ari-Pekka Liukkonen se assume gay

Mais uma porta do armário se abre no esporte. O nadador finlandês Ari-Pekka Liukkonen resolveu sair do armário para protestar contra a repressão aos homossexuais na Rússia.

"Eu queria começar uma discussão mais ampla em relação a Sochi [cidade russa que sediará os Jogos de Inverno]. Porque é triste a legislação na Rússia restringir os direitos humanos dos jovens", declarou Ari-Pekka Liukkonen.

O nadador é o primeiro atleta finlandês em atividade a se assumir gay.  “Foi um processo longo e lento para mim, mas agora eu consegui. Agora tenho a sensação de que posso finalmente ser eu mesmo", contou o atleta sobre o seu processo de aceitação.

Na família, Ari-Pekka afirmou que todos já sabiam de sua orientação sexual. Agora, assumido publicamente, o nadador espera que o assunto possa ser tratado com mais naturalidade.

"Espero que na Finlândia , possamos chegar em breve ao estágio em que não precisemos mais falar sobre isso. A homossexualidade é uma característica como ter olhos azuis ou castanhos, ser canhoto ou destro", declarou.

Ari-Pekka Liukkonen, que ganhou medalha de bronze no revezamento 4 x 50 metros livre misto no Campeonato Europeu de 2012, pretende vir ao Brasil para participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Anistia Internacional faz campanha contra violência homofóbica na Rússia

Escolas de Sergipe vão incluir nome social de transexuais e travestis em documentos internos