Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Aguardado, “The Master” vai retratar cientologia e fundamentalismo

Um dos filmes mais aguardado para este ano é sem sombra de dúvida "The Master", novo longa dirigido por Paul Thomas Anderson (Magnolia, Sangue Negro). Isso por que o filme tem causado controvérsia antes mesmo de ser lançado, a saber:

A História de "The Master" gira em torno da fundação da seita religiosa "A Causa", criada por Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman), sujeito que vivenciou os horrores da Segunda Guerra Mundial e funda a sua religião nos anos 50. Além disso, a trama tem também como foco o personagem Freddie Sutton (Joaquin Phoenix), ex- alcoólatra e que se torna discípulo de Lancaster Dodd, porém, no decorrer da história começa a questionar o seu mestre quando "A Causa" se torna um fervor cego e fundamentalista.

A polêmica do filme nasceu por conta da similaridade da história do personagem central com a do fundador da Cientologia, L. Ron Hubbard, corrente religiosa defendida por vários astros de Hollywood, entre eles Tom Cruise, que se tornou amigo de P. T. Anderson após "Magnolia". Para evitar maiores ruídos, o diretor convidou Cruise para uma sessão individual para que o ator assistisse ao filme. O tiro saiu pela culatra e parece que Cruise não gostou nada do que viu.

As primeiras imagens do longa "The Master" foram divulgadas em Cannes, quando um teaser perturbador de 1m30 foi apresentado aos jornalistas. Fora isso, nada se sabe do filme e todos os envolvidos não podem comentar a respeito. Para quem acompanha o trabalho de Paul Thomas Anderson sabe que desde o seu penúltimo filme, "Sangue Negro", longa onde ele retrata o nascimento da disputa pelo petróleo em territórios texanos, o diretor quer investigar o nascimento ou entender os piores entraves para a democracia em solo norte-americano e também ao redor do globo.

Petróleo e fundamentalismo religioso tem sido uma ameaça e uma barreira ao avanço da democracia em várias localidades do mundo, sem contar que ambos têm servido de motivo para as tais guerras preventivas: os genocídios legalizados do momento histórico atual. Portanto, "The Master" vem em ótima hora. Nos EUA chega aos cinemas no dia 12 de outubro. Ainda não tem data para os cinemas brasileiros.

A seguir assista ao tesar trailer do filme que tem trilha sonora composta por Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, que também fez a trilha de "Sangue Negro".

Sair da versão mobile