Pela primeira vez, Ailton Graça vai interpretar uma personagem travesti na ficção. O ator dará vida à Xana Summer, a diverdida e evangélica dona de um salão de beleza, na novela das 21h "Império", da TV Globo. A trama escrita por Aguinaldo Silva estreia no dia 21 de julho.
Aos 49 anos, Ailton revelou que pretende levar " nobreza da alma" e que, em seu laboratório, está desconstruindo o personagem anterior, o policial Lopes, da série "O Caçador". "Estou procurando outros registros de voz, olhar, comportamento e gestual para compor Xana", disse.
Para a caracterização, ele usa maquiagem carregada, roupas femininas e um lenço na cabeça. O ator garantiu que, apesar do cunho voltado ao humor, a personagem deve quebrar preconceitos. "Quero fazer uma homenagem. Quero levar um pouco de luz para essas pessoas que têm lá os seus preconceitos. Para elas deixarem de ser tão intolerantes e para que a gente tenha um mundo mais junto e mais equilibrado", disse.
"[A Xana] é uma pessoa que é cumpridora de seus deveres, de todas as suas obrigações, que tem os direitos e exige seus direitos dentro dessa sociedade", continua. Na novela, ele vai dividir a cena com Viviane Araújo, que interpreta a espevitada manicure Naná. "Espero que essa felicidade passe pela tela e contagie as pessoas com bastante irreverência e consciência de cidadania. Isso para mim já vai ser um presente".
Feliz com a oportunidade, o artista só tropeça quando confunde orientação sexual com identidade de gênero. "Quando me convidaram, saí da portaria da Globo já imitando um gay. Eles começaram a rir. [Depois] liguei para todos os meus amigos e disse que ia interpretar um gay. Agora estou roubando as roupas desses amigos".
Vale lembrar que Luis Miranda também interpreta uma trans na novela Geração Brasil, da TV Globo. E que atualmente não há atrizes trans no ar.
Confira a caracterização:
Ailton Graça como Xana Summers