Mateus Solano é o primeiro a defender Felix, de "Amor à Vida". O ator, que dá vida ao personagem, enxerga o lado humano do vilão e afirma que esconder a homossexualidade é um dos principais motivos para que Felix se tornasse uma pessoa fria, que passa por cima de todos para conseguir os seus objetivos.
"O Félix é humano, tem razões para ser revoltado, mas suas ações não são nada justificáveis. Nada justifica jogar um bebê em uma caçamba ou raptar uma pessoa ou tentar matar outra pessoa. Ele brinca com o destino de todo mundo para conquistar suas próprias metas. Mas é o que a gente mais vê por aí, não é? Gente passando por cima da outra", afirmou.
Além das maldades do personagem, Solano acredita que o enredo escrito por Walcyr Carrasco, autor da novela, foi uma ótima oportunidade para o debate sobre a liberdade de cada um ser o que realmente é. Sobre os trejeitos afeminados de Felix, dispara: “Quem nunca brincou de ser gay quando criança?”.
"Ainda me espanto quando vejo que muitas pessoas têm algum problema com a homossexualidade. Quando ouço alguém dizer que proíbe o filho de ver a novela, tenho vontade de dizer: não faça isso. Faça, é claro, se você com a questão dos comerciais, mas não proíba se a questão é a homossexualidade. É uma grande oportunidade de assistirmos a um debate aberto sobre o tema. Proibir de assistir não vai diminuir a homossexualidade, latente ou não, nesta pessoa. Pelo contrário, vai deixar aquilo em um lugar de dúvida e culpa", declarou.
O ator comenta ainda as cenas entre Felix e César (Antonio Fagundes), em que filho é ameaçado e pressionado a voltar para o armário.
"Não é todo mundo que percebe, mas, depois dessa importante cena do pai com o filho, ouvi de pessoas próximas – e não foram poucas, não – histórias de pais de homossexuais que ligaram para seus filhos só para dizer “eu te amo” ou “aceito você como você é”. Pais e filhos que estavam sem se falar havia anos e voltaram a se falar. Isso é o mais realizador do meu trabalho. Mas claro que existem aqueles que estão muito longe de querer discutir", revelou Solano em entrevista ao Estadão.
Ao que tudo indica, Felix finalmente saira das amarras do pai. Nos próximos capítulos de "Amor à Vida", depois de enfrentar César, o vilão vai expulsá-lo de casa após sua mãe, Pilar (Susana Vieira), descobrir a traição do marido com Aline (Vanessa Giácomo.