O Estado de Alagoas terá entre julho e outubro deste ano 10 paradas gays. Com o tema “Criminalização da Homofobia Já”, ativistas tentam modificar uma triste realidade: foram registrados 28 assassinatos de homossexuais no estado no último ano.
Igor Nascimento, presidente do GGAL (Grupo Gay de Alagoas), acredita que levar o movimento GLBT para o interior pode reduzir a homofobia e, sobretudo, os crimes de ódio: “Precisamos interiorizar o movimento homossexual e suas ações mais significativas, a exemplo das Paradas da Diversidade, que ocorrem em todo o mundo de forma politizada, ousada e descontraída”.
Porto Calvo, Matriz de Camaragibe e Arapiraca são algumas das cidades que terão marchas a favor dos direitos dos homossexuais. “Este ano teremos paradas nas principais cidades do estado, constituindo um movimento crescente de massificação pelos direitos civis e políticos de uma parcela significativa da população brasileira, que ainda encontra-se preterida de direitos fundamentais”, completa Igor.
Confira a lista das paradas alagoanas:
28 de julho – Porto Calvo
5 de agosto – Delmiro Gouveia
19 de agosto – Viçosa
26 de agosto – Maceió
8 de setembro – União dos Palmares
30 de setembro – Arapiraca
7 de outubro – Coruripe
14 de outubro – São Miguel dos Campos
21 de outubro – Santana do Ipanema
29 de outubro – Matriz de Camaragibe