Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Além da selfie com pastor, veja 10 momentos incríveis de ativismo LGBT voluntário

Em um período de apatias militantes e em que personalidades dizem que "levantar a bandeira gera preconceito", tem que ter muita personalidade, consciência e coragem para ser declaradamente um defensor dos direitos LGBT.

+ As drags brasileiras que fazem militância

Além do trabalho de Ongs e associações, há muitas pessoas que, em sua individualidade e questionamentos pessoais, promovem importantes momentos de ativismo. Mesmo que isto custe exposição e apontamentos.

Nesta semana, por exemplo, uma internauta viu que, durante um voo, o passageiro atrás de seu banco era ninguém menos que o pastor Silas Malafaia – conhecido pelos discursos contra os direitos LGBT. Ela resolveu, então, tirar uma selfie pró-LGBT, que já se tornou histórica.

+ Jogador é cortado da seleção brasileira por caso gay?

Para celebrar esses momentos e estimular novos, o ACAPA lista 10 ações individuais que se tornaram grandes na luta contra a homofobia e transfobia. Leia:

DEUS AMA OS GAYS

De olho nas manifestações de grupos religiosos fundamentalistas – que levantaram cartazes "Deus odeia bichas" no estado americano Kansas – o site de humor God (Deus) promoveu nesta semana um outdoor escrito "Deus ama os Gays". Ele faz parte da campanha iniciada no Facebook – cujo porta-voz não é revelado – que visa arrecadar US$ 50 mil para uma entidade que trabalha na prevenção de suicídios de LGBT e que pretende espalhar milhares de outdoors por lá.

SER GAY É MARA

No último jogo das Copa das Confederações, feito no Brasil em 2013, uma manifestações surpreendeu a todos. No meio da performance dançante, um rapaz surge com a bandeira "Ser gay é… Mara. Aberração é o Preconceito" e é retirado do jogo. O responsável pelo solitário e corajoso ato foi o ator e diretor teatral Alex Tietre, que remeteu à polêmica frase de Mara Maravilha.

ABRA A SUA MENTE

Durante um voo, a internauta viu que o passageiro do banco detrás era o pastor Silas Malafaia – um dos maiores defensores contra os direitos LGBT. Ela não pensou duas vezes e fez uma selfie com um recadinho em mãos. Nele, remete ao clássico Robocop Gay, dos Mamonas Assassinas: "Abra a sua mente! Gay também é gente". Foi chamada de "estúpida" pelo pastor, mas ganhou a admiração de quem presa pelos direitos humanos.

UM BEIJO PRAS TRAVESTIS

Antes de se tornar uma estrela, MC Xuxú já investia informalmente em letras e músicas que falavam sobre o combate ao preconceito. Escreveu "Desabafo", após enfrentar as primeiras dificuldades da vida de uma pessoa trans, e também "Um beijo", em que promove momentos de autoestima para as TTs. "Um beijo pras travesti", já em clipe caprichado, virou hino em seus shows, destaca a visibilidade e é um mimo para o grupo tão discriminado da sopa de letrinhas.

OLHA O QUE VOCÊ ESTÁ PERDENDO

Durante as manifestações paulistanas "não é pelos 0,20 centavos", em 2013, os modelos Ed Garcea e Tiago Almeida roubaram a cena. Donos de uma beleza inquestionável, eles cutucaram o pastor Marco Feliciano, que na época era presidente da Comissão de Direitos Humanos e defendia a tal da "cura gay". Ergueram o cartaz: "Feliciano, olha o que você está perdendo", com duas setas apontadas para eles. Tornaram-se musos das manifestações. 

LUTADOR MACHÃO

Uma atitude ousada marcou o UFC Fight Night 12, no SAP Center, Estados Unidos. Tudo porque, antes de se pesar, o lutador meio-pesado Kyle Kingsbury, retirou a sua bermuda, ficou de cueca e, em seu bumbum, mostrou a manifestação por escrito: "Legalize Gay", ou seja, legalizem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ele quis fazer algo pela sociedade LGBT antes de anunciar a aposentadoria.

ABRA A SUA BOCA

A drag queen Barbie Breakout, que produz vídeos tutorais na internet com dicas de maquiagem, protestou em 2013 contra a homofobia na Rússia. Barbie, em silêncio , vai passando uma agulha com uma linha entre seu lábio inferior e o superior, até que a boca fique completamente costurada.Em seguida, vem a chamada em off: "Não deixem que proíbam a sua voz. Abra a boca!". Ativismo chocante. 

BEIJA-AAAAÇO

Se você quer acabar de uma vez com a polêmica do beijo gay na televisão, faça um homofóbico assistir ao vídeo dos artistas Idan Bitton e Alfredo Calle Ferran. Eles gravaram um vídeo em que dão o maior beijo gay de longa duração da história. São 84 minutos, ou seja 1h24 de puro envolvimento entre os dois. Eles disseram: "Nós estamos aqui, nós amamos uns aos outros, e isso é o que aparece". Depois desse vídeo (assista aqui), qualquer beijo gay é beijo.

NEM SANTO PROTEGE

Em 2011, o badalado fotógrafo Ronaldo Gutierrez fez um ousado ensaio com 12 modelos gatíssimos reproduzindo imagens de santos. Com a beleza das fotos, ele foi convidado para participar e estampar a campanha da Parada do Orgulho LGBT, cujo tema era: "Amai-vos Uns aos Outros". As fotos estiveram ainda na embalagem dos preservativos, com os dizeres "Nem Santo Protege, use camisinha". Ele foi duramente criticado por fundamentalistas, enfrentou um processo judicial, mas a mensagem foi dada.

SORO ANTI-HOMOFOBIA

Durante um protesto paulista contra ao projeto de "cura gay", em 2013, a engajada, Dindry Buck esteve com o Esquadrão das Drags, formado por Send Buck, Nina Ca$h e Sissi Girl para propor algo mais importante. Acompanhadas de um enfermeiro, com alguns hematomas e lágrimas, elas ressaltaram a Cura da Homofobia. Para este feito, cada uma recebeu em suas veias um soro anti-homofobia de… AMOR! Venceu a criatividade.

Lembrou de outros momentos? Deixe o comentário abaixo!

Sair da versão mobile