Muitos romenos não compareceram ao referendo no dia 07, que queria acabar com o casamento gay no país. Apenas 20,41% dos eleitores votaram e para atingir um número válido, o referendo precisava de 30% de participação.
Hoje serão anunciados os resultados do polêmico referendo, porém os partidários que apoiaram esse absurdo, reconheceram a sua derrota.
“É um fracasso para os romenos e a Romênia”, declarou o secretário-geral dos social-democratas (PSD), Codrin Stefanescu, que denunciou o “boicote de um processo cívico”.
Esse referendo surgiu através de uma iniciativa de ONGs que são ligadas à igreja ortodoxa e diziam defender a “Coalizão para a família”.
“Não conseguimos nosso objetivo, vamos conseguir na próxima vez”, afirmou o presidente desta coalizão, Mihai Gheorghiu.
Muitas comunidades se uniram contra esse ato, além da comunidade LGBT, a associação Accept, que defende os direitos das minorias sexuais, comemorou o resultado.
“Deveríamos dar a todo mundo a opção de se casar ou não, sem levar em conta a orientação sexual”, disse à AFP Ileana Popescu, aposentada, após assistir a uma missa dominical em Bucareste.