Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Alternativa para o caos

Me aventurei ontem por alguns cinemas de São Paulo para tentar assistir a "Onde Vivem os Monstros". É claro que não consegui. Fui ingênuo de achar que encontraria ingresso para um filme que acabou de estrear.

Ir ao cinema em pleno domingo se tornou uma tarefa hercúlea: filas longas, ingressos esgotados semanas antes, gente estressada. São Paulo também se torna uma cidade caótica quando você sai para se divertir. Poucas salas de cinema (ou insuficientes para uma população que não para de crescer) e o pior: concentradas em áreas que não possuem a mínima infraestrutura para quem, assim como eu, decide se locomover de carro.

Para quem gosta de fugir da muvuca dos grandes complexos de cinema, atualmente dominados por "Avatar", o HSBC Belas Artes sempre é uma boa opção. Ontem tive uma feliz surpresa quando decidi assistir à comédia "À Moda da Casa" (Fuera de Carta, 2008), estrelada pelos estupendos Javier Cámara e Lola Dueñas (ambos atuaram em "Fale com Ela", de Almodóvar).

Assim como ocorre com a maioria das comédias espanholas, "À Moda da Casa" subverte a moral e os bons costumes ao criar quiprocós inusitados e deliciosamente divertidos (o apelo recai, é claro, sobre a formação da família). No filme, Cámara interpreta Maxi, um chef de cozinha gay que conta com a ajuda de uma assistente histérica (Dueñas).

As coisas começam a se complicar quando os filhos do cozinheiro, frutos de uma antiga relação hétero, vão morar com o pai. É hora de Maxi questionar os valores da família, aos quais ele renunciou no passado, e reconstruir seu vínculo com os filhos. A vida de Maxi fica ainda mais confusa quando um ex-jogador argentino vira seu vizinho. Uma revelação surpreende mobiliza o chef, sua família, amigos e funcionários, e transforma sua rotina para sempre.

O exagero e o escracho dão o tom desta comédia, que chegou sem alarde ao país e que é, com certeza, uma alternativa para quem não quer terminar frustrado numa noite de domingo. Ou então para quem não aguenta mais ver aquele corriqueiro aviso nas bilheterias: "Sessão lotada".

Abaixo, veja o trailer de "À Moda da Casa":

Sair da versão mobile