in

Amazonas ganha Dia de Luta contra a Homofobia

O Amazonas agora possui o Dia Estadual de Combate à Homofobia. A data será comemorada em 17 de maio e foi criada a partir de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Josué Neto. No dia 28 de dezembro o projeto recebeu sanção do governador em Omar Azziz, sob o número 3.211.

De acordo com o deputado, a iniciativa foi tomada depois de ele ter sido procurado pela Associação Orquídea de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis – AOGLBT. “Desde a época em que era radialista, sempre cedemos espaço para os grupos ligados ao movimento homossexual, e depois de saber que já havia uma lei que prevê como crime por homofobia o preconceito contra a classe, entendemos que a data seria essencial para marcar a luta do movimento”, declarou o parlamentar que pretende abraçar em seu mandato as lutas pelas minoria, como idosos e negros.

A data foi escolhida por que no dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do rol de enfermidades, sendo até então considerada como doença ou perversão. O referido ato reconheceu que a homossexualidade é um estado tão saudável como a heterossexualidade, sendo um dos mais importantes marcos para o avanço da cidadania e de direito de GLBT.

New Hampshire é sexto estado a aprovar união gay nos Estados Unidos

Em estilo clubinho, Duplex abre com três noites gays