in

Anvisa anuncia que registrou pílula que previne a AIDS no Brasil

O A Capa já tinha contado sobre a Truvada, primeira pílula que previne a AIDS. O medicamento teve sua prescrição aprovada nos EUA pelo Food and Drug Administration (FDA), agência que regula os alimentos e os medicamentos no país, no início do mês de maio.

Agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que o remédio foi registrado no Brasil. Porém, a Truvada não será utilizada imediatamente. "O governo precisa discutir qual estratégia será adotada para o medicamento e chamar a sociedade para esse debate", diz Jorge Beloqui, do Grupo Incentivo à Vida de São Paulo.

Tratamento
Em 2010, a Gilead Sciences, responsável pela fabricação da droga, divulgou estudos que mostram que a pílula ajudou a prevenir que homens gays com comportamento de risco contraíssem o HIV.

Aqueles que tomaram o novo medicamento com regularidade tiveram uma incidência quase 73% menor de infecções. Apesar de já estar no mercado, nos EUA, a truvada é prescrita para casos específicos. Podem utilizá-la homens gays HIV-negativos e cônjuges não infectados cujos parceiros têm AIDS.

O Departamento de DST Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde informou que o registro da Anvisa não vai modificar, por enquanto, a estratégia brasileira de combate à doença.

Channing Tatum é capa da revista “Out”; veja fotos do gato!

E aí, Dilma? Após declaração de Obama, apoio ao casamento gay bate recorde nos EUA