Um dos estilistas mais prestigiados do mundo, Yves Saint Laurent, morreu neste domingo em Paris, segundo o divulgado pela Fundação Pierre Bergé-Saint Laurent. O sócio, Pierre Berge, disse que o estilista faleceu em casa e revelou que ele estava doente há tempos.
Durante décadas o estilista foi considerado um ícone no mundo da costura e moda, isso por conta dos seus modelos inovadores. Para se ter uma idéia o famoso smoking feminino, foi Yves Saint Laurent que introduziu no armário feminino nos anos 60. YSL era o último de uma geração que congrega Christian Dior e Coco Chanel.
Nascido em Orã (Argélia), Yves Saint Laurent chegou a Paris aos 17 anos e logo foi trabalhar com Christian Dior. O seu primeiro desfile seria realizado no ano de 1958. Em 1961 ele criaria a sua própria Maison em sociedade com Pierre Bergé, vale lembrar que este é diretor da revista gay francesa Têtu. YSL se despediria das passarelas em 2002, apresentaria no Centro Georges Pompidou uma retrospectiva dos seus 40 anos de criação na alta costura.