Quem assistia a Escolha do Professor Raimundo nos anos 90 – e quem acompanha atualmente a reprise no Canal Viva – certamente se diverte com o jeito espontâneo do personagem colorido e gay, Seu Peru, de Orlando Drummond.
Na aula do professor Raimundo (Chico Anysio), ele não sofria bullyuing. Ao contrário. O então sexagenário era quem tirava onda com os colegas, usava expressões de duplo sentindo e ainda carregava no "r": "Tô porrrrrr aqui".
Aos 95 anos, Orlando afirma ao jornal O Globo que assiste todos os dias a reprise – e o seu icônico personagem – e que lamentavelmente não gosta do novo humor da TV. De acordo com ele, não há mais preparo e nem texto para o trabalho.
"Não me agrada. Não tem texto. Ninguém escreve mais humor como antigamente. Sou dos bons tempos. Mas a vida é assim mesmo, um ciclo", afirma o ator que também faz a voz oficial do Scooby-Doo, Popeye e Alf.
+ Dercy Gonçalves e o humor politicamente incorreto
Ele diz que não descarta voltar para a televisão, mas revela sentir que cumpriu o seu dever. "Se eu parar de falar, vou parar de viver. Ninguém esqueceu de mim".
Atualmente, a comunidade LGBT é "representada" no humor com a transexual Valéria, a lésbica Sôninha Sapatão, ambas de Rodrigo Sant'anna, do Zorral Total, da TV Globo. E Jeca Gay, de Moacyr Franco, Batman e Robin, de Alexandre Frota e Tuca Laranjeira.
Assista: