O Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido acaba de publicar um estudo inédito que aponta que apenas 1% dos britânicos se assume gay ou lésbica. Já quase 1% se identificou como bissexual, mas os resultados podem não ser conclusivos devido a falhas nas perguntas e dificuldades dos entrevistados em responderem corretamente.
Por exemplo, algumas pessoas não conseguiram compreender questões relativas à sexualidade, dando respostas como “mulher”, “normal”, “não ativo” e “sinto-me bem com minha sexualidade”. Outros se recusaram a colaborar com a pesquisa por achá-la ofensiva.
O próprio Escritório Nacional de Estatísticas, que conduziu a pesquisa com 4 mil pessoas, admitiu que os resultados “não são estimativas confiáveis” da população homossexual. Os pesquisadores disseram que utilizarão os dados para desenvolver métodos de avaliação mais precisos.
No geral, 94.4% dos entrevistados se identificaram como heterossexuais; 1% assumiu ser gay ou lésbica; 0.9% disseram ser bissexual; 0,6% se identificou como “outro”; e 3% responderam “prefiro não dizer”.
Ativistas gays estimam que, no Reino Unido, 6% da população seria homossexual.