in

Após decisão do STF, casais gays registram união estável em cartório

Como já era de se esperar, vários casais gays foram a cartórios do Brasil para registrar suas respectivas uniões estáveis, já que na última quinta-feira (5) o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou por unanimidade sua validade em território nacional.

E os dois casais que ganharam as manchetes nesta segunda-feira (9) são velhos conhecidos da comunidade LGBT. Toni Reis, que é presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (ABGLT), e seu companheiro, David Harrad, vivem juntos há 21 anos e foram em cartório registrar a união.

A reportagem do portal "R7" acompanhou o casal que conseguiu registrar a união estável no 6º Tabelionato de Curitiba (PR). De acordo com a reportagem, eles foram acompanhados por três advogados. O casal, que desde 2005 tenta adotar uma criança, vai entrar com documentos na Vara da Infância e Adolescência, já que a decisão do STF facilita esse processo.

O segundo casal a registrar a união foi Leo Mendes, que também é ativista da ABGLT, e seu namorado, Odílio Neto. Eles estão juntos há um ano e na manhã desta segunda-feira assinaram uma escritura de união estável no cartório Francisco Taveira, localizado em Goiânia (GO).

“As Brejeiras”: Escritora Karina Dias retorna ao programa para ler trecho de seu livro

“Brasil não está maduro para aceitar a união homoafetiva”, diz vereador Carlos Apolinário