in

Após defender união gay, padre Beto é oficialmente excomungado da Igreja Católica

Mesmo após as declarações menos conservadoras de Papa Francisco a respeito dos homossexuais, a Diocese do Divino Espírito Santo de Bauru informou que padre Beto – que defendeu o casamento gay – está oficialmente excomungado pela Igreja Católica.

+ Religiosos fundamenalistas usam notícias fantasiosas para barrar direitos LGBT

Padre Beto divulgou um vídeo em que fala sobre a aceitação de LGBTs dentro da igreja. Na polêmica, o bispo Dom Caetano Ferrari exigiu que o padre se retratasse, mas ele pediu o desligamento da Igreja. O que o padre não esperava é que ele fosse excomungado.

“Não vou pedir perdão por dizer que os homossexuais têm todo o direito de viver a sua vida, a sua sexualidade. Como ela (a Igreja Católica) já pediu perdão aos judeus e a outros grupos, ela terá que pedir perdão ao grupo GLBT, por ter agido de forma homofóbica e dissimulada", desabafou. 

O comunicado assinado pelo padre doutor Tiago Wenceslay foi emitido no sábado (15) e só será revisto caso padre Beto peça perdão pelos atos. O comunicado pede ainda que fiéis não frequentem e nem participem de "atos de cultos" dele, mas orienta que rezem pelo padre.

Em declaração ao UOL, Beto afirmou que não teve conhecimento prévio da decisão da Santa Sé e que continua realizando casamentos, independente de estar ou não na Igreja católica. Ele diz que a sua fé continua e que há muitas pessoas querendo se casar com a sua benção por se identificarem.

+ Cardeal brasileiro faz discurso pró-LGBT em encontro com bispos no Vaticano

Ele afirma que não cobra pelas cerimônias – só pede ajuda de custo quando precisa se deslocar de Bauru – e que vive das aulas que dá em uma faculdade de Bauru, viagens com palestras e para divulgar um livro lançado recentemente.

Beto diz ainda que o processo por ele na Justiça brasileira segue em andamento, já que não teve direito à defesa antes da excomunhão e que o juiz instrutor nomeado pela Diocese de Bauro "não tinha competência para julgar".

Lucas Lucco diz que quer ser o Ricky Martin brasileiro: “Identidade rara”

Ui! Personal trainer Caleb Barclay exibe coxas, barriga e peitoral incríveis