Anderson Cooper, jornalista e apresentador da CNN, será o grande homenageado da 24° edição do prêmio da associação gay GLAAD (Associação de Gays e Lésbicas contra a Difamação) no dia 16 de março em Nova York.
Cooper vai receber o prêmio Vito Russo, que leva o nome de um importante ativista norte-americano e co-fundador da GLAAD. O prêmio é dado a uma celebridade assumidamente gay, lésbica, bissexual ou transgênero, que fez uma diferença significativa na promoção da igualdade dos direitos gays.
Entre os homenageados anteriores estão Ricky Martin, Rosie O’Donnell e Elton John.
"Ao compartilhar suas próprias experiências como um homem gay, Anderson fez com que milhões de americanos percebessem que as pessoas LGBT são parte do seu cotidiano e parte integrante do nosso tecido cultural", disse o presidente da GLAAD, Herndon Graddick. "Ele continua a aumentar o nível e estabelecer um novo padrão para os jornalistas em todos os lugares, e eu tenho orgulho de chamá-lo de amigo".
Cooper já recebeu sete indicações ao prêmio GLAAD em anos anteriores, e arrebatou três troféus, por sua defesa e cobertura da comunidade LGBT, que inclui uma ampla gama de assuntos, desde o bullying de jovens LGBT, apoio às famílias que tem filhos transexuais e os perigos da terapia de conversão de homossexuais.
Outras cerimônias da GLAAD serão realizadas no dia 20 de abril em Los Angeles e no dia 11 de maio em São Francisco.