Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Apresentador de TV polonês pede desculpas por comentários homofóbicos

Um popular apresentador de TV da Polônia, lamentou profundamente e pediu desculpas publicamente por um comentário homofóbico que fez em 2024. A retratação pública deste incidente é um avanço significativo em um país onde a homofobia é predominante.

Que é abertamente gay e é uma voz proeminente pelos direitos LGBTQ+ na Polônia, admitiu que fez um erro terrível ao usar uma ofensa homofóbica ao descrever um adversário em uma discussão. Ele se referiu a outro indivíduo usando uma expressão polonesa pejorativa que, traduzida, significa “viado”.

A atitude do apresentador teve grande repercussão no país e gerou muita controvérsia quando veio a público, tendo sido amplamente criticada pela comunidade LGBTQ+ e seus apoiadores em todo o mundo.

Diante do ocorrido, ele fez um pedido de desculpas sincero em uma entrevista ao vivo no canal de TV polonês TVN. “Peço profundamente desculpas a todos que sentiram a ofensa. Eu justificava meu erro dizendo que era uma discussão calorosa, mas não é desculpa. Sinto muito. Eu estava errado”, declarou o apresentador.

Também aproveitou a ocasião para reiterar seu compromisso com a causa LGBT, enfatizando a necessidade de criar um ambiente seguro e inclusivo para todos na Polônia. “Eu sou da comunidade. Eu também luto todos os dias por uma Polônia tolerante. Cometi um erro e aprendi com ele. Vamos lutar juntos “, acrescentou.

Essa retratação pública é um indicativo importante para direitos LGBTQ+ na Polônia, um país muitas vezes criticado por seu registro de direitos humanos, especialmente quando se trata de questões LGBTQ+. De acordo com relatórios recentes, a Polônia é considerada o país mais hostil para indivíduos LGBTQ+ na União Europeia.

No entanto, embora a homofobia seja um problema predominante na Polônia, a repercussão do incidente podem ajudar a iniciar discussões importantes para a inclusão e respeito a diversidade no país.

Sair da versão mobile