A lutadora transexual Fallon Fox, que conseguiu o direito de competir contra outras mulheres após uma licença da Comissão Atlética da Flórida, sofreu ofensas duríssimas do peso pesado Matt Mitrione, que chamou a atleta de “aberração nojenta”.
“Aquilo [Fallon Fox] é uma doente, mentirosa, uma aberração nojenta. Eu falo isso porque você mentiu em sua licença para bater em mulheres. Isso é nojento. Você devia estar constrangido. É uma vergonha para o esporte e todos nós devemos protestar contra isso”, afirmou Mitrione em entrevista ao programa MMA Hour.
Por conta das declarações homofóbicas do lutador, o UFC decidiu suspender o peso pesado por tempo indeterminado.
“O UFC ficou chocado com os comentários transfóbicos feitos pelo peso-pesado Matt Mitrione. A organização acha os comentários do Sr. Mitrione altamente ofensivos e inteiramente inaceitáveis. O contrato do Sr. Mitrione está suspenso e o incidente está sendo investigado. O UFC é amigo e aliado da comunidade LGBT, espera e exige que seus 450 atletas tratem os outros com dignidade e respeito”, declarou a organização em nota.
A lutadora Fallon Fox se tornou alvo de polêmicas após revelar que passou por uma cirurgia de readequação sexual para se tornar mulher em 2006. Com a liberação do Comitê, a próxima luta da atleta será no dia 20 de abril na semifinal do grand prix feminino do Championship Fighting Alliance.