in

زوجان مثليان يحولان الاتحاد المستقر إلى زواج في ريو دي جانيرو

No dia 22 de novembro a justiça do estado do Rio de Janeiro converteu a união estável em casamento civil de dois casais de lésbicas.

Cátia Cilene dos Santos e Ana Cristina Soares dos Santos (foto) entraram com o processo de conversão há 2 meses e conseguiram uma resposta positiva.

O processo delas correu na 2ª Vara de Família de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, e a decisão foi da juíza Dr. Mônica. “Não tivemos dificuldade para conseguir a conversão. Isso se deve ao comprometimento da Dr. Mônica, que entendeu a nossa situação e não tem preconceitos”, contou Cátia.

O casal foi um dos que participaram da primeira cerimônia coletiva de uniões estáveis homoafetivas promovida pelo Governo do Rio, através do Programa Rio Sem Homofobia, em maio de 2011.

Já o caminho de Vânia Cardoso de Souza e Antonianne Figueiredo Cardoso de Souza não foi tão fácil. Elas registrarão a união estável em agosto de 2011, deram entrada no processo de conversão em novembro do mesmo ano e receberam várias negativas desde então. Somente na semana passada o casal comemorou seu novo estado civil.

Durante todo o processo, os dois casais contaram com o suporte da equipe técnica – advogados, psicólogos e assistentes sociais – do Programa Rio Sem Homofobia.

“Cada casamento civil estabelecido entre pessoas do mesmo sexo é uma conquista para a população LGBT. Nossa luta é para que todos os gays, lésbicas, transexuais e travestis possam se casar sem precisar enfrentar um processo. Acredito que em breve teremos o nosso direito reconhecido, a exemplo de estados como Bahia e Alagoas”, comemora Cláudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio.

عطلة نهاية الأسبوع مليئة بالحفلات الجيدة في جميع أنحاء البلاد. تحقق من الدليل الذكي مع الأفضل فقط

يغطي جريتشن أغنية مادونا الكلاسيكية "تبرير حبي"؛ يشاهد!