Arnold Schwarzenegger, governador do Estado da Califórnia, EUA, cumpriu a promessa feita no mês passado e vetou o projeto de lei que permitiria o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão foi anunciada na última sexta-feira, dia 12.
Durante uma coletiva de imprensa, o ex-Exterminador do Futuro afirmou não se sentir confortável em aprovar uma lei que vai na contramão do desejo de seu eleitorado. Aliás, Schwarzenegger declarou que só muda de idéia caso os californianos votem contra a lei que foi aprovada em 2000 definindo o casamento no estado como sendo apenas a união entre um homem e uma mulher.
Schwarzenegger já vetou projeto similar em 2005.
O governador assinou, ainda, o Student Civil Rights Act e o Safe to Learn Act, que visam proteger alunos da discriminação nas escolas, tanto por parte de professores quanto de outros alunos e administradores.
"Estamos decepcionados com ele. Ele fez essa avaliação sem levar em consideração uma única família lésbica ou gay, como temos pedido tanto nos últimos anos", declarou um ativista local.
"O direito ao casamento é um direito humano básico", declarou Boris Ditrich, da Human Rights Watch, em carta enviada a Schwarzenegger.